Departamento de Saúde e Assistencia Social

DSAS parabeniza profissionais de nutrição e psicologia

Por ALECE
31/08/2018 14:21

Compartilhe esta notícia:

Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto - Foto: Valor Planos de Saúde (https://www.valordeplanosdesaude.com.br/)

Nos dias 27 e 31 de agosto são comemoradas as datas referentes ao Psicólogo e Nutricionista, respectivamente. O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará parabeniza todos os profissionais da área que compõem o quadro de servidores do setor, em nome da coordenadora do Serviço de Psicologia, Conceição Guerra, e da chefe da Nutrição, Gisele Pacheco.

Gisele Pacheco destaca que o profissional de nutrição contribui para o equilíbrio da vida e orienta as pessoas sobre uma boa refeição, uma alimentação equilibrada e saudável. "Conseguimos auxiliar a alimentação humana prevenindo e tratando doenças através dos alimentos com nossos conhecimentos biológicos, políticos e sociais", afirma.

Compreensão mútua na relação terapêutica

A psicóloga Isabel Martins Coelho lembra a poesia do pensador Jacob Levy Moreno para exemplificar o cuidado que essa profissão exige: “Olho no olho. Arrancarei meus olhos e colocarei no lugar dos seus olhos, e arrancarei os seus olhos e colocarei no lugar dos meus, porque assim eu te verei com os teus olhos e tu me verás com os meus”.

Ela esclarece que a psicologia é uma missão nobre, sendo necessário amar o outro para bem exercer a profissão. “A relação terapêutica é um tango porque você tem que seguir o caminho do paciente para saber como vai conduzir. É nessa valsa que você vai colocando um pé quando o outro deixa. O paciente diz quais as técnicas que você vai usar, sendo um processo de engrandecimento de ambos os lados, porque nessa relação os dois saem diferentes”, coloca.

“Estamos com um bisturi na mão e fazemos um acolhimento do outro com tudo que ele tem. É um processo de crescimento: o profissional vai se reduzindo de todos os preconceitos que tem para acolher aquele paciente e assim ajudá-lo a refazer suas histórias. Assim, forma-se uma grande colcha de retalhos e nessa relação o outro se vê na sua grandiosidade”, compreende a psicóloga.

Veja também