DSAS homenageia fonoaudiólogos na data destinada aos profissionais
Por ALECE09/12/2021 11:46
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, presta homenagem aos fonoaudiólogos nesta quinta-feira (09/12) pela passagem do seu dia. A data celebra o dia dos profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção das doenças e distúrbios da linguagem humana, por meio da audição, fala e escrita. Os fonoaudiólogos também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz, sendo bastante procurados por pessoas da área da comunicação, artistas, locutores, advogados e demais indivíduos que desejam ter uma boa dicção.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, parabeniza os(as) fonoaudiólogos(as) pelo seu dia, ressaltando o trabalho da Célula de Fonoaudiologia do Departamento. “É com prazer e gratidão que parabenizo o relevante trabalho de todos(as) os(as) profissionais fonoaudiólogos(as), em particular a equipe do DSAS que tão bem vem conduzindo o serviço de atendimento aos(as) servidores(as) da Assembléia. São profissionais qualificados, especializados, humanizados e dedicados que trabalham na prevenção e reabilitação dos distúrbios da fala, voz, audição e linguagem”, afirma.
Segundo Socorro Timbó, orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS, para ajudar a tratar os seus pacientes, muitas vezes o fonoaudiólogo precisa trabalhar em conjunto com psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas, dentre outros profissionais da área médica.
Áreas envolvidas
Ela informa que o fonoaudiólogo atua em varias áreas, dentre as quais amamentação, trabalhando no sentido de estimular a sucção e a deglutição do bebê, ensinando a mãe como seguir com esses estímulos; motricidade orofacial, área que permite avaliar o sistema estomatognático, que está relacionado à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala em todas as fases de vida; disfagia, que significa dificuldade ao deglutir; e fala. "Talvez essa seja a área mais conhecida no trabalho de um fonoaudiólogo. Envolve as alterações na voz, gagueira, língua presa e problemas na pronúncia de fonemas”, explica.
A orientadora da Célula afirma ainda que além de bebês, crianças, adultos e idosos, também são beneficiados com esses tratamentos pacientes com paralisia cerebral e traumatismo craniano, com danos relacionados à musculatura da face e suas funções vitais. “A Fonoaudiologia trabalha na reabilitação e na capacitação de alguns profissionais. Muitos podem ter problema de voz, mas também de linguagem. É preciso fazer uma avaliação para saber o que deve ser trabalhado", entende.
Socorro Timbó aponta que a Fonoaudiologia também atua no tratamento em crianças com atraso na aprendizagem, e nos indivíduos de todas as idades que por alguma razão possam apresentar a perda de capacidade devido a doenças ou lesões, pacientes neurológicos. "Em casos de pacientes que perdem a voz com frequência, excluindo doenças mais sérias, pode-se diagnosticar o mau uso da voz, com esforços excessivos que prejudicam a fala. A Fonoaudiologia abrange muitas áreas especificas como a voz, audição, linguagem e muitos profissionais apresentam dificuldades em áreas afins. Isso tudo é medido no processo avaliativo, para que se possa trabalhar na reabilitação e capacitação do paciente, permitindo que a pessoa possa ter uma vida normal", ressalta.
Outros cuidados
Você já reparou que profissionais que trabalham com a voz, como jornalistas, locutores, dubladores, atores, cantores e telefonistas, estão em constante tratamento com fonoaudiólogos? De acordo com Socorro Timbó, isso acontece porque em suas consultas não são averiguados apenas distúrbios ou dificuldades, mas também o aperfeiçoamento da voz. "Com o auxílio de um profissional qualificado é possível melhorar a qualidade da voz e da fala, deixando-a mais limpa e clara através de técnicas de respiração, aquecimento vocal e exercícios específicos”, pontua.
A orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS lembra que o profissional da área é capaz de identificar e tratar distúrbios relacionados a vários aspectos da comunicação. Além da fala e da audição, que são os mais conhecidos, a leitura e a escrita também são trabalhadas em suas consultas. “Sintomas como dificuldades de ler e escrever podem estar relacionados à dislexia ou outros problemas. A troca de letras e fonemas, tanto na fala quanto na escrita, pode ser tratada através de exercícios específicos, sejam eles auditivos ou psicomotores", assevera.
Fonoaudiólogos serão homenageados pela Alece
O Decreto de Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil. A data é uma homenagem a este importante momento na história desses profissionais.
Em sessão solene, que será realizada na próxima segunda-feira (13/12), às 15 horas, no Plenário 13 de Maio, o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), por requerimento de sua autoria e dos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Tin Gomes (PDT), prestará homenagem aos servidores do DSAS, da Célula de Fonoaudilogia, Antônia Sandra Marques Aquino, Henrique Jorge Martins Bezerra, Wládia Amâncio Campos e Wládia Pontes Nascimento.
Serviço: Provavelmente você não imaginava o quão essencial é em nossas vidas o fonoaudiólogo. Agende sua consulta no Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), por meio da Célula do Serviçlo Social e tenha uma melhor qualidade de vida. Mais informações pelos telefones (85)2180.6534 e (85)99717.2522.
Da Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Palestra sobre acupuntura contempla pessoas com fibromialgia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSASRoda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS