Departamento de Saúde e Assistência Social

Estudantes de Terapia Ocupacional visitam Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece

Por Julyana Brasileiro
23/04/2025 15:10 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Turma de estudantes visita Alece para desenvolvimento de projeto de extensão Turma de estudantes visita Alece para desenvolvimento de projeto de extensão - Foto: Bia Medeiros

A Alece possui diversos serviços em áreas como saúde, educação, cidadania, inclusão que são referência pela qualidade, o que faz com que visitas institucionais e trocas de experiências sejam uma forma importante de fortalecer a rede de atendimento e promover conhecimento. Um desses serviços é o oferecido pela Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). 

O setor possui um trabalho de referência no atendimento de pacientes atípicos, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e da autonomia nas atividades cotidianas e qualidade de vida. Nesta quarta-feira (23/04), a Célula recebeu alunos do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), que colheram informações para um projeto de extensão que aborda o papel da intervenção clínica no tratamento de pacientes atípicos em instituições públicas. 

Enquanto os pacientes estavam em atendimento, o nível de conhecimento das famílias sobre as práticas do atendimento clínico em Terapia Ocupacional foi avaliado. A orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Milene Mota, destacou que a iniciativa contribuiu para conscientizar as famílias sobre o papel dos profissionais na intervenção clínica de indivíduos atípicos. 

Troca de conhecimento entre a Alece e estudantes contribui com a sociedade. Foto: Bia Medeiros.

"É um prazer contribuir com a pesquisa desses alunos que serão futuros profissionais de Terapia Ocupacional. É a segunda vez que recebemos essa turma e temos o prazer de mostrar todo o trabalho realizado pela Célula. Os atendimentos dos pacientes atípicos trazem ganhos na comunicação, coordenação motora, desenvolvimento cognitivo, mas muitas vezes o pai traz a criança e não sabe o que vai ser feito. E por meio dessa pesquisa, eles tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho e tirar dúvidas”, detalhou Milene Mota.

Ricardo Fontenele, aluno do 4º semestre de Terapia Ocupacional, destacou a excelência dos serviços da Célula do DSAS. Para ele, conhecer de perto o trabalho realizado contribui para os alunos entenderem os atendimentos na prática. 

Os estudantes realizaram atividades com os pacientes atendidos pelo DSAS. Foto: Bia Medeiros.

Vemos uma carência enorme principalmente na assistência das pessoas com autismo e síndromes em Fortaleza e precisamos de mais espaços como esses, que ofertam ao público um atendimento multidisciplinar com terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia. Observando o dia a dia do atendimento a gente percebe como é a rotina, a logística desde a chegada na recepção, o atendimento, o tempo de terapia de cada profissional”, comentou o estudante.

Maria Lima Ferreira, avó da Ana Maitê, uma criança com autismo, destacou os avanços da neta com os  atendimentos do DSAS. Para ela, os resultados são visíveis no ambiente familiar e escolar. “Esse atendimento é uma ajuda para ela e para todos nós. Sem esse suporte não conseguiríamos ter avanços no desenvolvimento na Ana Maitê. Notamos melhorias em vários aspectos”, destacou a avó. 

Maria Lima Ferreira destaca avanços da neta com atendimento do DSAS. Foto: Bia Medeiros.

Saiba mais 

Em abril, alunos do curso de Psicologia da Uninassau visitaram o DSAS para conhecer os serviços oferecidos pela Célula de Psicologia, pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e pela Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

Para informações e agendamentos: Célula de Serviço Social da Alece: (85) 2180-6534 e 2180-6535

 

Colaborou: Julio Sonsol

Edição: Samaisa dos Anjos

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br

Veja também