Dragão do Mar celebra São João com programação virtual
Por ALECE25/06/2021 17:30 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Os festejos juninos atravessam a memória afetiva do povo nordestino que, novamente, se ressente por não poder realizar as festanças que marcam este período, com as danças, vestes e comidas típicas compartilhadas em comunidade.
Em virtude do isolamento social necessário para enfrentamento ao novo coronavírus, o Dragão do Mar não receberá, pelo segundo ano consecutivo, os tradicionais festivais de quadrilha junina que há anos ocupavam os palcos do Dragão com muita cor e alegria. Para matar um pouquinho da saudade dos festejos do São João, essa grande celebração da cultura popular nordestina, o Centro de Arte e Cultura preparou uma programação virtual, que se estende até 29 de junho, exibindo nos seus canais de comunicação múltiplas linguagens dedicadas ao tema junino.
Neste sábado (26/06), a partir das 18 horas, o canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) exibirá “Os festejos da Vó Júlia”, apresentação do Grupo Akilombar, trio regional que, combinando elementos como oralidade, canto, dança, rezas e mandingas, festeja a cultura do São João com uma rica seleção de músicas, entre próprias e interpretações, que cantam a ancestralidade do povo nordestino, enraizada nas matrizes afro-indígena.
Conversa ao vivo sobre quadrilhas juninas
Na próxima terça-feira (29/06), o Museu da Cultura Cearense (MCC), equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizará uma conversa ao vivo sobre a tradição das quadrilhas juninas.
Participam da live “Cadê meu São João” Elistênio Alves, comunicador e presidente da ONG Iphanaq, Pedro Igor Pimentel, gestor cultural que atualmente coordena a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, e Carlos Viana, membro do Projeto Acesso do MCC, que mediará o bate-papo. A live será acessível em Libras, contando com intérpretes da Central de Intérpretes de Libras (CIL Ceará).
Além das programações, os amantes do São João também poderão acompanhar, nesta terça-feira, nas redes do MCC (@mcc_dragaodomar), conteúdos produzidos pelo Núcleo Educativo que dão uma “provinha” das pesquisas realizadas pelo Comida Ceará, projeto do MCC, que há dez anos busca mapear e registrar a dinâmica alimentar cearense, com seus diferentes modos de preparo, práticas alimentares, a pluralidade de comidas, seus sentidos e trocas.
Com fotos feitas pelos irmãos José e Maurício Albano, os educadores apresentam informações sobre dois pratos comuns nos festejos de junho: pamonha e mucunzá, mais conhecido como mungunzá.
Serviço: Sábado (26/06): “Os festejos da Vó Júlia”, do Grupo Akilombar. Horário: 18 horas. Exibição: YouTube do Dragão.
Terça-feira (29/06): Live “Cadê meu São João?”. Horário: 15 horas. Exibição: YouTube do Dragão. Serviço: São João do Dragão. Período: até 29 de junho de 2021. Horários diversos. Exibição: Site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) e YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro). Acesso livre e gratuito.
Do Portal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024