Agenda Cultural

Documentário "Gabriel Monteiro - Herói Fake" está disponível na Globoplay

Por ALECE
05/01/2023 11:30 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Documentário está disponível em quatro episódios Documentário está disponível em quatro episódios - Arte: Divulgação/ Globoplay

A trajetória do ex-PM, ex-vereador e youtuber Gabriel Monteiro (PL) até a sua cassação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e sua prisão, é contada em quatro episódios na plataforma Globoplay. O documentário “Gabriel Monteiro - Herói Fake” mostra os relatos de quatro mulheres que registraram queixa de estupro em delegacias e entrevistas com ex funcionários. A série mostra como o político usou as redes sociais não apenas para ganhar dinheiro com suas produções manipuladas, mas também criar uma imagem de benfeitor e moralista que não passava de uma ficção.

A série apresenta relatos com acusações de assédio sexual e moral, peculato e tortura. Práticas comuns e repetitivas ao longo de sua meteórica passagem nas mídias e espaços políticos. O primeiro episódio se inicia com imagens da sessão de 18 de agosto passado, na Câmara Municipal carioca, em que Monteiro foi cassado com esmagadora maioria de 48 votos a dois.

A partir deste ponto, o documentário expõe a história do youtuber, que cumpre prisão preventiva, determinada pela Justiça, desde novembro sob a acusação de estupro, com imagens inéditas. É a primeira vez que uma das mulheres que o apontam como estuprador resolveu trazer toda a história pessoal exibindo o próprio rosto às câmeras. Os depoimentos de três mulheres prestados na 42ª Delegacia de Polícia, no bairro Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, foram acompanhados pela produção do documentário.

Uma das vítimas, que afirmar ter sido violentada por Monteiro em 2017, estava acompanhada da mãe. Imagens mostram apenas as mãos das duas entrelaçadas. Dias depois, essa mesma mulher, que teve que ser amparada pela mãe,se encontrou com outra vítima que até agora não teve coragem de denunciar o ex-PM.

O documentário mostra a trajetória não apenas de uma pessoa fria, que construiu um personagem pelas redes sociais, mas a história de como algumas dessas mulheres se uniram e tiveram coragem de denunciar os abusos, afirma Eliane Scardovelli, que divide a direção da produção. Monteiro não deu entrevista para o documentário, mas nega todas as acusações.

Júlio Sonsol, com informações da Globoplay

Edição: Salomão de Castro

                                                    

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também