Categoria Matriz

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal transcorre nesta quarta-feira (19/05)

Por ALECE
19/05/2021 13:52

Compartilhe esta notícia:

A data, criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais A data, criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais - Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

O dia 19 de maio, que transcorre nesta quarta-feira, é a data em que marca o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII). O mês é reconhecido como o da Campanha Maio Roxo, que  tem repercussões mundiais. Seu principal objetivo é conscientizar a população sobre as DII, alertando a todos sobre as formas de prevenção e o modo correto de tratamento. Tudo para promover a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A data, criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta para a conscientização de doenças inflamatórias intestinais. A campanha ressalta a importância do diagnóstico precoce, salientando que a doença não tem cura, porém que existe tratamento para o seu controle e diminuição de suas sequelas, com possibilidade de eliminação dos sintomas.

Entre os sintomas mais comuns da Doença Inflamatória Intestinal, estão diarreia (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e febre. Segundo a SBCP, as DII atingem principalmente jovens entre 20 e 40 anos, e quanto mais cedo forem diagnosticadas, melhores são as chances de um tratamento adequado e com menos impacto nas atividades diárias.

Doença de Crohn: saiba mais

A doença de Crohn é uma inflamação crônica que pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais comum na parte inferior do intestino delgado e intestino grosso. O diagnóstico é feito com exame de colonoscopia com biópsia. Outros exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames laboratoriais, podem ajudar na identificação. Tabagismo e o histórico familiar estão entre os fatores de risco.

Daniele Castelo, nutricionista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, afirma ser comum as pessoas não deem a devida importância ao bom funcionamento dos intestinos. "Normalmente ligamos a saúde do intestino a estar fazendo, ou não, cocô todo dia. Mas o intestino tem sido amplamente estudado como órgão central da saúde", atesta.
Segundo a nutricionista, uma saúde intestinal potencializa todo o funcionamento do corpo. Por isso é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá de que não está funcionando a contento. "Um dos sinais é o padrão da evacuação. Se faz ou não cocô todos os dias. Mas qual é o seu padrão de evacuação? Isso é uma informação importante", alerta.

Ela também acentua que também é importante a característica das fezes. "Na nutrição, usamos a escala de Bristol, que mostra as características e algumas delas não são bem-vindas", pontua. Por isso, acentua, é importante cada pessoal cuidar bem dos intestinos, sabendo que assim terá proteção, imunidade, potencial de absorção dos nutrientes, do que depende a saúde de todo o corpo.

O Núcleo de Comunicação Interna, em parceria com o DSAS e apoio da TV Assembleia, disponibiliza nesta quarta-feira um vídeo em que a nutricionista Daniele Castelo dá orientações sobre os cuidados a serem tomados em relação ao intestino. Confira o vídeo abaixo desta matéria.

JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também