Deputado Fernando Santana assume presidência da AL até 31 de janeiro de 2021
Por ALECE31/12/2020 15:56
Compartilhe esta notícia:
O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT) foi empossado, na manhã desta quinta-feira (31/12/2020), como novo presidente da Casa. Ele estará a frente do Poder Legislativo até o dia 31 de janeiro de 2021, já que em 1º de fevereiro tomará posse a nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022, quando o deputado Evandro Leitão (PDT) passa a ocupar a presidência da Assembleia.
Fernando Santana assume a presidência após a renúncia do deputado José Sarto (PDT), que a partir de 1º de janeiro de 2021 vai ocupar a Prefeitura de Fortaleza.
Durante o encontro, foram empossados ainda os deputados Lucílvio Girão (PP) e Manoel Duca (PDT), como titulares, e Oriel Nunes Filho (PDT), como suplente. Os dois primeiros foram empossados diante da eleição dos deputados José Sarto e Nezinho Farias, ambos do PDT, para as prefeituras de Fortaleza e de Horizonte, respectivamente. Sarto e Nezinho renunciaram aos mandatos nesta quinta-feira (31/12). Oriel Nunes assume o mandato porque o titular, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), está licenciado, pois é titular da Secretaria das Cidades do Governo do Estado.
O novo presidente da Casa destacou que assume a interinidade no comando do Poder Legislativo com muita tranquilidade e segurança. Agradeceu também a honra de ter sido eleito pelos colegas parlamentares para a primeira vice-presidência da AL.
"Nessa passagem de um mês à frente da Casa, darei a minha contribuição, ajudando a cuidar dos trabalhos da Assembleia, dedicando o melhor de mim para que em fevereiro possa ser bem entregue ao futuro presidente", registrou Fernando Santana. De acordo com o parlamentar, o seu papel é "conduzir os trabalhos da Casa, fazendo com que os servidores sejam bem atendidos e bem assistidos durante este período, como vinham sendo pelo presidente Sarto".
O agora ex-presidente da Assembleia, José Sarto, salientou que o presidente interino é uma pessoa vocacionada, tranquila e dedicada ao seu mandato, enfatizando que a sua liderança momentânea será bem sucedida.
Conheça o perfil do novo presidente da Assembleia
Eleito deputado estadual como o 4º mais votado em 2018, Fernando Matos Santana nasceu em 1981, no município de Juazeiro do Norte. Filho da professora Lúcia Matos Santana e do empresário Djalma Pinheiro Neto, é casado com Onelliany Moreira Leite e pai de três filhos.
O parlamentar é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública, Licitação e Direito Administrativo. Trabalhou como consultor empresarial no Ceará e em outros estados do Nordeste, atuando em multinacionais.
Iniciou carreira política como secretário de Esportes e Juventude de Barbalha, onde também foi secretário de Governo. Atuou ainda como coordenador da campanha eleitoral do então candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana, em 2014, na região do Cariri. O parlamentar foi secretário adjunto do Gabinete do governador, realizando trabalho de articulação política junto às prefeituras de todo o Estado.
Mudanças na composição da Mesa Diretora
Com a renúncia de José Sarto como presidente, a nova composição da Mesa, terá, no mês de janeiro, além de Fernando Santana na presidência, os deputados Daniel Oliveira (MDB), como primeiro vice-presidente; Osmar Baquit (PDT), segundo vice-presidente; Evandro Leitão (PDT), primeiro secretário; Aderlânia Noronha (SD), segunda secretária; Leonardo Pinheiro (PP), terceiro secretário; e Romeu Aldigueri (PDT), quarto secretário.
Eleita para o biênio 2021-2022, a nova Mesa Diretora da AL será presidida pelo deputado Evandro Leitão (PDT) e tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2021. Além de Evandro Leitão, compõem a nova Mesa os deputados Fernando Santana como 1º vice-presidente; Danniel Oliveira, 2º vice-presidente; Antônio Granja (PDT), 1º secretário; Audic Mota (PSB), 2ª secretário; Érika Amorim (PSD), 3ª secretária e Apóstolo Luiz Henrique (PP), como 4º secretário.
Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.
Outras mudanças
Em reunião extraordinária realizada no dia 23 de dezembro de 2020, a Mesa Diretora do Poder Legislativo recebeu o pedido de renúncia da deputada Patrícia Aguiar (PSD) do mandato parlamentar, tendo em vista sua eleição no último pleito para a Prefeitura Municipal de Tauá.
Na mesma reunião, foi dada posse ao deputado David Ney Gonçalves de Macedo, conhecido por David de Raimundão (MDB), que assumiu a titularidade da vaga.
Em decorrência da renúncia de Patricia Aguiar, assumiu temporariamente a terceira secretaria o deputado Leonardo Pinheiro. Assim, a quarta secretaria passou a ser exercida pelo deputado Osmar Baquit
SC, com Agência de Notícias da AL
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Projeto da Lei Orçamentária Anual do Ceará para 2025 recebe emendas até 29 de novembro
A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (21/11), audiê...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece levanta sessão por morte do ex-deputado João Luiz Ramalho
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta quinta-feira (31/10) pelo falecimento do ex-deputado estadual Joã...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da AleceProjeto do Executivo que atualiza PPA 2024-2027 e PLOA tramitam na Alece
Com a abertura dos trabalhos da 78ª sessão ordinária da 2ª sessão legislativa da 31ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece),...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece