Departamento de Saúde realiza escutas terapêuticas de prevenção ao suicídio
Por ALECE20/09/2019 14:49
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e o Hospital Nosso Lar realizam, durante toda a manhã desta sexta-feira (20/09), escutas psicológicas para o cidadão que queira conversar sobre sua saúde mental. O atendimento está acontecendo no Complexo de Comissões Técnicas da Casa até às 14 horas.
O evento integra as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo alusivas ao Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, e conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. Também são ofertados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e orientação nutricional.
De acordo com o presidente da Frente, deputado Evandro Leitão (PDT), esse momento de acolhimento dos servidores e da população em geral é muito importante, pois falar é cuidar da nossa saúde mental. "Além desse acolhimento, estamos provocando os deputados a elaborar leis para combater a depressão e prevenir os suicídios", acentua.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Luís Edson Corrêa, ressalta que a missão da atividade é a de prevenção. “Precisamos resgatar a autoestima dos servidores e cidadãos, para que não aconteçam casos tão violentos, como por exemplo, o pensamento de se tirar a própria vida”, disse.
Ele acrescenta que o Departamento de Saúde da Casa conta com um plantão psicológico para atendimento do servidor, familiar ou cidadão, que esteja em vulnerabilidade e depressão. “Após o primeiro contato, encaminhamos para o atendimento terapêutico e psiquiátrico aos profissionais do Departamento”, explica.
Também serão ofertados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e orientação nutricional, dentre outros.
Para a terapêutica ocupacional do Hospital Nosso Lar, Rute Maria Leite Moraes, a humanidade está passando por momentos muitos difíceis onde a sociedade possui diversas fragilidades, por isso “é preciso ter ouvidos sensíveis e olhos amorosos para estas pessoas”. Ela ressalta que muitas pessoas estão buscando a porta do suicídio para acabar com suas dores por achar que, para acabar com suas dores, precisam acabar com suas vidas.
“Nós, profissionais da área da saúde mental, acreditamos que quando falamos das nossas dores emocionais vamos nos esvaziando e possibilitando um alívio dessas dores e, a partir desse alívio, abrimos o caminha da reflexão dando um pouco de alento e esperança”, acrescenta a terapeuta.
Setembro Amarelo
As atividades do Setembro Amarelo que acontecem na Assembleia Legislativa é organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, Departamento de Saúde, Coordenadoria de Comunicação Social, Corpo de Bombeiros Militar, Assalce, Comissão da Infância e Adolescência e Companhia de Guardas da Casa.
(Da Agência de Notícias da AL-CE)
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS