Departamento de Saúde e Assistencia Social

Departamento de Saúde e Assistência Social participa da Campanha Setembro Amarelo

Por ALECE
21/09/2018 11:37 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

DSAS promove atendimento de prevenção ao suícidio DSAS promove atendimento de prevenção ao suícidio - Foto: Divulgação

Dentro da Campanha Setembro Amarelo, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) também está disponibilizando atendimento para as pessoas que necessitam de auxílio. O Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015, durante este  mês, a iniciativa conscientiza e previne as pessoas desse tipo de atitude contra a vida.

De acordo com a psicóloga Isabel Coelho, do DSAS, no mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. “O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e, com isso, acabamos cortando o diálogo necessário para remover as ideias suicidas da pessoa que está sofrendo por algum motivo", afirma.

A psicóloga esclarece que as causas que levam a pessoa ao suicídio podem ser diversas, inclusive de ordem clínica. “Mas há também muitos aspectos sociais que devem ser levados em consideração, como bullying, uma desilusão amorosa, a perda de emprego, ou perda de um ente querido. Portanto, é importante observar os sinais e os comportamentos dos filhos, do cônjuge, ou de um parente próximo, para verificar se não há nenhum sintoma o afligindo”, frisa Isabel Coelho.

 Existem ainda casos de depressão, bipolaridade, dependência de álcool ou psicopativos, e esquizofrenia que também poderiam ter como desfecho o suicídio, se não adotadas as providências necessárias nesses episódios, segundo Isabel Coelho. Em todos os casos, ela recomenda a busca de atendimento profissional para os pacientes.

“Há também muitos gatilhos disponibilizados na Internet, como o Baleia Azul, que podem estimular um jovem ao suicídio. Portanto, é também importante estar atento a que tipo de conteúdo os jovens estão acessando pela rede”, acentua  a profissional.

As pessoas que estão precisando de algum tipo de atendimento podem recorrer ao Centro de Valorização da Vida (CVV), através do telefone 141, que presta serviço de acompanhamento 24 horas por dia.  “O DSAS também realiza plantão psicológico de 8 horas ao meio dia, por ordem de chegada.  Basta se dirigir ao prédio do Departamento, localizado na Avenida Desembargador Moreira 2930, segundo andar”, explica a psicóloga.

Assista abaixo o vídeo produzido pelo Núcleo de Mídias Sociais da Assembleia sobre o Setembro Amarelo.

Videos

Veja também