ASSALCE

Curso Em Rodas de Biblioterapia cria dinâmica para enfrentar isolamento social

Por ALECE
30/04/2020 11:13

Compartilhe esta notícia:

Jacqueline Assunção coordena programa Entre Artes da Assalce Jacqueline Assunção coordena programa Entre Artes da Assalce - Foto: Comunicação Interna

As condições atuais do mundo estão fazendo com que todos precisem se reinventar e buscar novas poesias nas rotinas que cada um está sendo compelido a realizar. É o que afirma Jacqueline Assunção, coordenadora e idealizadora do programa Assalce Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce). Ela também coordena o curso Em Rodas de Biblioterapia, que integra o programa.

Com a perda da possibilidade de reuniões presenciais, em decorrência da quarentena, Jacqueline Assunção está buscando alternativas para não perder o contato com os participantes das rodas de biblioterapia, que chega a reunir entre 10 a 40 servidores, por semana. A coordenadora está buscando ferramentas digitais para manter o grupo vivo, por compreender que essa interação é vital para todos.

Uma das formas é por meio do aplicativo WhatsApp, que conta com aproximadamente 30 participantes. A exemplo do que aconteceu com praticamente todos os grupos do aplicativo, no início do distanciamento social, muitas pessoas passaram a postar notícias sobre os avanços da pandemia no mundo. Esta situação não estava auxiliando na manutenção da saúde mental das pessoas. A partir daí, decidiu-se que só seriam postados elementos que dialogassem com o tema do grupo, “e todos sentiram-se acolhidos, confortáveis, engrandecendo nosso espírito”, afirma Jacqueline Assunção. Por isso, além de sugestões de leituras, são também transmitidas poesias, músicas e postagens com o sentido de trazer conforto a todos.

A coordenadora tem produzido vídeos com dicas literárias que são postadas também no perfil do Instagram da Assalce. “Nós sabemos que o livro é um verdadeiro caminho de descoberta e de resgate de si mesmo. Como diz o poeta moçambicano Mia Couto: ‘O livro é uma canoa, tivesse livros ela daria uma travessia para o outro lado do mundo para o outro lado de si mesma’”, afirma.

Minimalismo em pauta

Se em tempos normais o projeto Em Rodas de Biblioterapia se reúne no auditório da Assalce ou na Biblioteca César Cals, em rodas de conversas e leituras, o momento agora é outro. “Por isso, buscamos juntos continuar construindo essa rede de afetos. E por meio dessas leituras a gente tem feito travessias”, avisa Jacqueline Assunção.

Sua primeira sugestão de leitura foi o livro de Dominque Loreau, Arte da Simplicidade, o mesmo com o qual iniciou as rodas de leitura na Assalce, há três anos. A autora do livro mora no Japão e sugere uma filosofia de vida chamada minimalismo, que nada mais é do que tirar os excessos, o que não tem valor e viver com o mínimo. “Mas um mínimo que agrega uma valoração à vida”, conforme explica Jacqueline. Para ela, nada mais atual para os dias atuais: buscar a visão de uma vida em que os excessos sejam excluídos, despertando a leveza existente em cada ser.

Ela também propõe o empoderamento da rotina com rituais de valor como ler, cozinhar e escrever, que são desenvolvidas por meio do Assalce Entre Artes. Com relação a leitura, é preciso saber que esse é um remédio para a alma. “O livro é também um lugar de encontro com o outro e consigo mesmo. Quando a gente lê a gente se encontra no mesmo lugar em que o escritor está, por meio da palavra”, frisa.

Outra proposta é que todos tenham o ritual de cozinhar. Na cozinha, trazemos memórias por meio dos sabores e aromas, conforme explica. “É o cheiro do bolo da vovó, da mamãe. Ali a gente alimenta também o nosso emocional”. Ela destaca que o projeto Cozinha Vintage é inspirado na obra do pintor italiano Leonardo da Vinci.

Jacqueline Assunção lança também o desafio: que todos leiam um livro. “Não precisa ser um livro por semana, mas no seu próprio tempo. Depois você vai lá no seu caderninho e faz uma resenha sobre o que leu. Depois de tudo isso passar, vamos ler o que resenhamos juntos. O que estamos vivendo é transitório”, prevê.

Para quem quiser também participar do grupo do Whatsapp e ficar por dentro de novas rodas dos vídeos e dos livros em PDF que ela disponibiliza no grupo, assim como dicas das demais oficinas, basta buscar o contato com Jacqueline, por meio do WhatsApp +55 85 8601-6545.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Whatsapp: 85.99147.6829

 

 

 

Veja também