Corrida da Alece teve arrecadação de recicláveis e compostagem de orgânicos
Por Julyana Brasileiro15/04/2025 12:16 | Atualizado há 3 dias
Compartilhe esta notícia:

A sustentabilidade já faz parte do dia a dia da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e também está presente nos eventos realizados pela Casa. A Corrida Alece 190 anos, realizada no dia 6 de abril, contou com várias ações que reduziram os impactos ambientais, reafirmando o papel do Poder Legislativo como agente de transformação para um futuro mais sustentável.
A pegada sustentável do evento foi promovida pela Alece, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental (CSGA), vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social, com parceria da Verdear Eventos + Sustentáveis e da Recicla Solar Coca-Cola.
O Relatório de Impacto Socioambiental da corrida apontou a arrecadação de um total de 45,6 quilos de material reciclável, sendo 24 kg de plástico, 13 kg de papel e 8,6 kg de tetra pak. O evento compostou ainda 92,5 kg de resíduos orgânicos, como cascas de frutas que os participantes receberam após a corrida, sendo 27,5 kg doados para a agricultura familiar.
Outras conquistas ambientais apontadas pelo relatório da Gestão de Resíduos foram expressivas, como a economia de um total de 207,41 kWh de energia e 932,76 litros de água. A Corrida Alece 190 anos também evitou a emissão de 99,63 kg de CO2, o que é equivalente a um dia inteiro de um carro funcionando em marcha lenta, e poupou 33,76 litros de petróleo.
Pequenas mudanças, grandes diferenças
Yuri Passos, supervisor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, frisou que cada iniciativa do evento ecoou o compromisso da Alece com o planeta. “Essas iniciativas mostram que é possível realizar eventos de forma mais responsável, gerando menos impacto ambiental e promovendo inclusão. Pensar em sustentabilidade nesses momentos é importante porque reforça o papel do Poder Legislativo no cuidado com o meio ambiente e aproxima as pessoas de hábitos mais conscientes”, avalia.
Essas ações mostram como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, é o que destaca Yuri Passos.
Rebeca Wermont, fundadora da Verdear Eventos, parceira da Alece, destacou que a corrida promoveu iniciativas de sustentabilidade, colocando em prática o conceito de responsabilidade compartilhada e buscando impactar positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente.
‘’Estar presente apoiando as ações da corrida em comemoração aos 190 anos da ALECE foi de fundamental importância para realizar um evento responsável, inspirando o público presente sobre os cuidados com as pessoas e com o planeta. Sabemos que corridas fazem bem para a saúde humana, mas onde fica a saúde comum a todos? Ao gerenciar os resíduos com atenção de ponta a ponta, estimular a responsabilidade compartilhada do público e reconhecer a importância dos catadores de materiais recicláveis, colocamos mais consciência e intenção nas ações individuais, e isso aumenta o impacto positivo da ação'', detalhou.
Sustentabilidade a cada passo
A estrutura da Corrida Alece 190 Anos foi planejada para garantir a sustentabilidade em diversas etapas, como a distribuição de coletores para resíduos recicláveis, compostáveis e rejeitos, uso de sacos coloridos, placas educativas e instrutivas e a organização de uma central de triagem completa no espaço da Alece.
A sensibilização para a causa ambiental também teve espaço com ações corpo a corpo com o público e a capacitação de 79 pessoas de operação para contribuírem com as ações de sustentabilidade.
A abordagem e o convite para descarte correto aconteceram nos momentos antes e depois da corrida, assim como ao longo do percurso, próximos aos pontos de hidratação, locais em que o descarte dos copos e garrafas de água era mais presente.
%20.jpg)
Coletores de recicláveis, compostáveis e orgânicos foram distribuídos. Foto: Rodrigo Carvalho
André Comaru, sócio-diretor da Verdear, avaliou no dia da corrida como muito positiva a recepção dos participantes aos catadores que, ao longo do percurso, sinalizavam o local de descarte, contribuindo com o objetivo de não deixar resquícios do evento nas ruas.
“O resultado é o povo feliz, fazendo a sua parte, agradecendo pelo serviço social e ambiental na cidade e a rua limpinha depois da ação. Foi muito emocionante ver isso acontecer. A gente espera que mais uma vez a Alece possa inspirar outras corridas de rua, como já vai inspirando em outras modalidades de eventos”, comentou.
A mobilização contou com profissionais da Rede Estadual de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, que receberam medalha em reconhecimento pela atuação ambiental.
%20.jpg)
Parte da equipe que contribuiu com as ações de sustentabilidade na corrida. Foto: Rodrigo Carvalho
Eventos anteriores
Além de estar inserida no cotidiano da Alece, a sustentabilidade é presença garantida nos principais eventos da Assembleia Legislativa. Nas duas edições do Vem pra Alece, por exemplo, realizadas em 2023 e 2024, a destinação dos resíduos sólidos foi uma ação de destaque.
Os eventos contaram com pontos para coleta de material reciclável, não reciclável e produtos orgânicos. No caso dos recicláveis, houve tenda de triagem e o material recolhido foi posteriormente destinado para associações de catadores.
.jpg)
Tenda da sustentabilidade no Vem pra Alece. Foto: Marcos Moura
Outro exemplo das parcerias com foco na sustentabilidade foi a 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada em 2023. Com público de diversos estados brasileiros, o evento contou com a gestão dos resíduos sólidos produzidos ao longo dos três dias da programação e a neutralização do carbono emitido feito por meio do plantio de mudas com raiz a partir de um metro no terreno pertencente à Associação Caatinga, localizada na Reserva Natural Serra das Almas.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032