Notícia

Corrida Alece 190 anos: integração e celebração entre servidores e parlamentares na Casa do Povo

Por Ana Vitória Marques e Julyana Brasileiro
06/04/2025 10:31 | Atualizado há 17 horas

Compartilhe esta notícia:

Corrida Alece 190 anos teve percursos de 3 e 5 km Corrida Alece 190 anos teve percursos de 3 e 5 km - Foto: Rodrigo Carvalho

O sol ainda nem tinha nascido completamente no início deste domingo (06/04) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já estava cheia de parlamentares e servidores em clima festivo e de animação para a participação na primeira corrida de rua do Parlamento Cearense, a Corrida Alece 190 Anos.  

De acordo com o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a corrida é o evento que abre oficialmente a programação do aniversário da Casa do Povo e busca gerar esse sentimento de pertencimento e alegria entre todos que fazem o Poder Legislativo cearense.  

“Nós estamos muito felizes de estar aqui. Hoje é dia de festa e de alegria. Vamos aí durante todo o ano de 2025 comemorar juntos, com muita inovação, os 190 anos da Alece, uma das instituições mais antigas do Estado do Ceará. Nós vamos estar ao lado do povo, caminhando, andando, se divertindo”, disse Romeu Aldigueri logo no início. 

Corrida reúne corredores experientes e amadores em um só propósito  

Entre sorrisos, abraços e conversas, o evento foi diverso, democrático e inclusivo. Dos mais preparados e experientes nas atividades físicas aos iniciantes que estavam participando pela primeira vez de um evento como esse, cada um no seu ritmo, entre caminhadas, trotes e corrida mais intensa, todos unidos em uma só motivação: celebrar o quase bicentenário da Alece.  

E o que não faltou foi sintonia e interação entre equipes de servidores. Sim, você não entendeu errado, nós falamos equipes! Isso porque vários setores da Alece se uniram e formaram grupos animados, como o Procon Alece, com direito a boné personalizado, e o pessoal do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), que criou até música especial só para a Corrida Alece 190 Anos.  

Setores da Alece se mobilizaram e animaram ainda mais a Corrida dos 190 anos. Foto: Junior Pio.

Geene Diógenes, servidora do DGP, é iniciante nas corridas de rua e foi uma das participantes do percurso de 3 km. Há 14 anos na Alece, ela disse se sentir honrada de fazer parte dessa Casa e de estar participando do momento histórico de 190 anos da Assembleia Legislativa.  

“Foi uma experiência maravilhosa e de união. A gente saiu dos muros da Assembleia e teve a oportunidade de conhecer outros servidores que, no dia a dia e na correria, a gente não consegue. Foi minha primeira corrida e pode ter certeza de que me despertou para fazer outras mais”, comemorou.  

Assim como Geene, tivemos outro iniciante na corrida. Eugênio Pacelli, da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), já está na Alece há 32 anos e é adepto das pedaladas. Desta vez, seguindo o embalo das comemorações, resolveu se aventurar no novo esporte. Aos 63 anos, ele fez o percurso de 3km caminhando.  

Eugênio celebra a iniciativa e o percurso finalizado com tranquilidade. Foto: Marcos Moura

“Uma iniciativa brilhante, revolucionária e que nós precisávamos ter. Que venham muito mais ações como essa daqui para frente. Fiz três quilômetros, o trajeto foi tranquilo e o povo muito animado e com muita alegria. Vi muitos companheiros de trabalho e isso incentiva a gente, você os vê ali do seu lado e a gente sente a necessidade de chegar até o final”, comentou.  

Saúde e bem-estar 

Para ajudar na preparação da corrida e na recuperação após a prova, a Corrida Alece 190 anos ofereceu para o seu ''time de atletas'' diversos serviços de saúde focados no bem-estar por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece a partir das Células de Acupuntura, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem. 

Estrategicamente posicionados, os estandes da saúde recebiam os servidores ainda cansados do esforço, atendendo com acolhida e atenção com serviços como ventosaterapia e auriculoterapia, com foco na prevenção e também recuperação muscular, assim como aferição de pressão arterial e glicemia, dicas de hidratação, nutrição e distribuição de panfletos com 10 metas para manter um estilo de vida mais saudável. 

Atenção especial do DSAS aos servidores após a corrida. Foto: Rodrigo Carvalho

O alongamento alguns minutos antes da corrida ficou por conta da equipe da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS). 

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), parceira do evento, realizou a distribuição de picolés e a entrega de amostras de protetor solar aos servidores. 

Nada melhor que encerrar a corrida cuidando da alimentação e hidratação. Água, energético, café, refrigerante, açaí e frutas foram ofertadas no pré e pós corrida pelos parceiros da Alece: Cagece, Ceasa, Santa Clara, Maria Pitanga, WOD Nutrition, Rapid Fuse, Solar Coca-Cola, Verdear Eventos Sustentáveis. 

Música, premiação e ação social em um só evento 

Além dos estandes de parceiros e serviços ofertados pelo DSAS, o evento contou ainda com atração musical desde às 6h30, que animou a galera e fez todo mundo dançar enquanto voltava da corrida e registrava em fotos e vídeos os momentos com os colegas de trabalho.  

Na volta dos percursos, cada participante que concluiu o trajeto recebeu uma medalha marcando a participação na celebração dos 190 anos da Casa do Povo.   

A Corrida Alece 190 Anos foi responsável, além de promover um momento de interação entre parlamentares e servidores, por arrecadar aproximadamente duas toneladas de alimentos para o Programa Ceará Sem Fome.  

Sustentabilidade

A sustentabilidade esteve presente na Corrida Alece 190 anos a partir da conscientização, separação de resíduos recicláveis na concentração, nos momentos antes da corrida, em todo o percurso e depois da corrida. As práticas sustentáveis fazem parte do cotidiano da Alece e já fizeram parte de diversos eventos, como as edições do Vem Pra Alece, por exemplo. 

A contribuição com a sustentabilidade, incentivando a destinação correta dos resíduos gerados durante o evento, contou com parceria da Verdear Eventos Sustentáveis. André Comau, sócio-diretor da Verdear, frisou que um efetivo foi disponibilizado ao longo dos percursos para recolher os plásticos e uma tenda de triagem foi montada no evento, mostrando a realidade diária de uma cooperativa de catadores. 

“A corrida Alece 190 anos foi sustentável, reafirmando que podemos cuidar da saúde humana e da saúde do planeta. Muitas vezes  a corrida deixa rastros de muito plástico nas ruas que, em algum momento, chegam até o oceano através dos bueiros. Nós fizemos todo um trabalho de coleta seletiva, empoderando catadores e catadoras. Dentro do espaço arena, tivemos um efetivo garantindo que todo o resíduo fosse recolhido e  através da responsabilidade compartilhada destinado corretamente”, explicou.

 

Colaboração: Paulo Veras e Julio Sonsol

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também