Corpo de Bombeiros da AL orienta sobre acidentes com postes elétricos
Por ALECE20/11/2020 11:56 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Acidentes de trânsito envolvendo postes de energia têm se tornado cada vez mais comuns no Ceará. De acordo com a empresa distribuidora de energia, a Enel, no Estado, são quase dois postes, em média, derrubados diariamente por veículos. Os danos, no entanto, não ficam só para consumidor, que pode ter seu abastecimento suspenso temporariamente. O acidentado, mesmo escapando de maiores sequelas no abalroamento, pode ainda se vitimar com a queda de fios energizados.
De acordo com o tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, praticamente toda a rede de distribuição de energia, no Ceará é aérea – ou seja, utiliza fios e postes. “Acidentes podem ocorrer com esses equipamentos, não só provocados por motoristas, mas também pela queda de galhos de árvores em cima da fiação. Isso pode resultar na queda dos postes, o que significa uma grave ameaça à vida das pessoas envolvidas e aos transeuntes”, alerta.
Como proceder
O tenente coronel Emerson Bastos recomenda que ninguém saia do veículo quando ocorrer um acidente e cabos de energia se romperem e caírem próximo carro. Ele salienta que toda a estrutura do veículo funciona como “gaiola de Faraday”. Isso significa que um metal condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície.
Se esse condutor for uma esfera oca, semelhante a um carro, as cargas irão se espalhar pela superfície externa, pois a repulsão entre as cargas faz com que elas se mantenham o mais longe possível umas das outras. Os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo elétrico nulo.
“A permanência das pessoas no interior do veículo vai deixar todos protegidos até a chegada do socorro especializado”, acentua o oficial bombeiro. Mas se houver necessidade de abandonar o carro, a pessoa deve pular do veículo com os dois pés juntos e se afastar em pequenos passos. Isso impedirá que um choque elétrico vitime a pessoa. “Quanto mais afastados os pés, maiores as chances de choque. Assim, ande lentamente, com os pés mais juntos possível, até 25 metros de distância”, aconselha Emerson Bastos.
Ele adverte ainda que em dias chuvosos, quando o chão fica úmido ou até alagado, as atenções devem ser redobradas. “Independente de ter sido atingido pelo fio de eletricidade, ou não, permaneça no carro, e não ande próximo ao acidente, se você for um transeunte. O fio energizado em contato com a água no asfalto conduz eletricidade e está sujeito a causar um choque”, pontua.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro