Categoria Matriz

Coordenadora da PEM é nomeada presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE

Por ALECE
03/09/2020 09:11 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Raquel Andrade pretende atuar à frente do colegiado em articulação com entidades e movimentos ligados à promoção da igualdade racial Raquel Andrade pretende atuar à frente do colegiado em articulação com entidades e movimentos ligados à promoção da igualdade racial - Foto: Divulgação/ OAB-CE

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa do Ceará, tem representatividade na Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE). A coordenadora da PEM, advogada Raquel Andrade, foi nomeada presidente do colegiado por meio da portaria Nº 109/2020, assinada no dia 28 de agosto.

Para a advogada, as parcerias já estabelecidas em razão da condição de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada e a recente nomeação para a presidência da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, se somarão às ações da Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo. “O objetivo é intensificar políticas interseccionais entre raça e gênero promovidas pela Assembleia com a valiosa contribuição da OAB-CE’’, afirma.

Raquel Andrade destaca a honra em assumir a presidência da Comissão, principalmente por ser uma mulher negra que veio da periferia e que sabe a importância de políticas afirmativas. “É um espaço de muita responsabilidade, mas que nos dá a possibilidade de desenvolver múltiplas ações inclusivas não só na advocacia, mas em toda a sociedade cearense”, entende.

Ainda de acordo com ela, ocupar esse espaço não representa apenas que a é a presidente de uma Comissão na OAB, “mas que mulheres negras e periféricas podem sim ocupar espaços de poder e decisão e promover políticas para que mulheres, negros, indígenas e quilombolas enxerguem na OAB um espaço de promoção da igualdade e da luta pela não discriminação em razão da raça e da etnia”.

Busca por atuação coletiva

A coordenadora da PEM, assegura que o trabalho da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE será pautado pela coletividade, valorizando o diálogo com entidades e movimentos que atuam na promoção da igualdade racial, como a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) do Estado do Ceará, que inclusive incentivou a iniciativa.

“A ideia realmente é que a gente una forças para desenvolver um trabalho integrado e de responsabilidade para que a pauta antirracista seja também prioritária no Sistema OAB. Além desse caráter democrático, queremos aprender com quem já está há décadas atuando nessa pauta e humildemente colocar nosso trabalho à disposição, para que a Ordem consiga se firmar também como entidade fundamental no combate ao racismo e à discriminação”, explica Raquel Andrade.

Para o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial é mais uma das ações afirmativas desenvolvidas pela Ordem Cearense, onde a promoção da igualdade ganha ainda mais força. “Durante esta gestão, temos as mulheres como protagonistas e estamos sempre em busca da paridade. A iniciativa partiu de uma integrante da Ordem e isso é motivo de muito orgulho. Precisamos debater mais sobre essa pauta tão cara para a sociedade, disseminando conhecimento e combatendo o racismo estrutural em todas as suas repercussões. A Comissão contará com o nosso apoio integral no desenvolvimento de ações afirmativas. A igualdade é sempre prioridade”, ressalta.

Saiba mais

Ainda em agosto, a coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia foi empossada como titular do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher para o quadriênio 2020-2024.A cerimônia virtual foi conduzida pela secretária estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

JB, com informações do Portal da OAB-CE

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também