Coordenadora da A3P avalia Semana do Meio Ambiente realizada na AL
Por ALECE17/06/2020 17:48
Compartilhe esta notícia:
A coordenadora da Célula da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Assembleia Legislativa do Ceará, Morgana Ferreira, avalia como muito positiva a Semana do Meio Ambiente, realizada conjuntamente com a Comissão de Meio Ambiente da AL, encerrada na última sexta-feira (12/06). Pela primeira vez, o evento foi realizado de forma totalmente remota, através de plataformas digitais, por conta do isolamento social provocado pela Covid-19, e teve como tema “Biodiversidade em tempo de pandemia”.
Morgana Ferreira explica que a programação foi pensada para que em cada dia da semana fosse apresentado um olhar diferente para a bioversidade de nossa região, do país e do mundo. “Procuramos trazerpara esse momento pessoas engajadas nas questões ambientais, para mostrar como a natureza vem se comportando com o nosso isolamento”, explica. A primeira exposição, no dia 5 de junho, coube à jornalista Maristela Crispim, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e editora geral da agência Eco Nordeste.
Em seguida, foi apresentado um painel na terça-feira (09/06), para discutir como a conservação da biodiversidade impacta a economia, saúde e gestão pública, com a participação de Patrícia Barros Braga, economista com especialidade em Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural Sustentável e Economia dos Recursos Naturais; Melyssa Medeiros, especialista em educação clínica,e professora na UNP, fisioterapeuta, mestre e doutora em biotecnologia; Allan Carlos Pscheidt, doutor em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e Professor das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo; e Doris Santos, Coordenadora de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).
“Este painel foi muito comentado, após ser realizado. O painel abordou como a conservação da biodiversidade impacta a economia, saúde e gestão pública. Tivemos especialistas que falaram sobre biodiversidade sob o seu ponto de vista.Com essas quatro exposições, nós tivemos uma visão ampla e holística da questão do valor da conservação ambiental. Com certeza, muito conhecimento foi agregado na experiência de todos os participantes e nos fez repensar todos os conceitos de biodiversidade existentes ”, frisa a coordenadora.
Ela destaca que os impactos do meio ambiente são presentes na saúde de todos e na terapias medicamentosas, quando essas são necessárias.Entre os assuntos que permearam as exposições, Morgana Ferreira lembra que houve atenção às práticas de Medicina tradicional, Fitoterapia e práticas herdadas dos povos indígenas que são também impactadas com as transformações impostas ao meio ambiente pelas práticas humanas nocivas, como o desmatamento indiscriminados, poluição dos mananciais de água e produção de artefatos não biodegradáveis.
Morgana Ferreira também lembra que as questões econômicas também foram abordados no painel, mostrando também os benefícios da conservação da biodiversidade nas indústrias de transformação, e como a gestão pública vem lidando com essas questões, além de avaliar as previsões econômicas pós pandemia. “Também abordamos a importância das APAs (area de proteção ambiental) do Sabiaguaba e do Parque do Cocó para os nossos ecossistemas”, destaca, em referência a localidades de Fortaleza relevantes para o meio ambiente.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna