Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Nova turma do Agente Ecoa é lançada com foco em sustentabilidade institucional

Por Ana Vitória Marques
14/05/2025 13:27

Compartilhe esta notícia:

Servidores ainda podem se inscrever para participar do Agente Ecoa Servidores ainda podem se inscrever para participar do Agente Ecoa - Foto: Pedro Albuquerque

Promover a educação ambiental e desenvolver multiplicadores de práticas sustentáveis é o objetivo da terceira edição do Agente Ecoa, lançada nesta quarta-feira (14/05) para os servidores da Alece. Esta iniciativa é vinculada ao projeto Educação Continuada e Orientada Ambiental (Ecoa), da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS).  

As inscrições para o Agente Ecoa vão até a próxima terça-feira (20/05) e podem ser realizadas por este link. O início das aulas está previsto para o dia 21/05, com duração aproximada de dois meses. O curso será dividido em quatro módulos com aulas teóricas e práticas. A formação terá carga horária de 20 horas e a certificação poderá ser utilizada na progressão funcional.  

O orientador da Célula, Yuri Passos, explica que o Agente Ecoa começou em 2023 e já está iniciando a terceira turma, o que reforça a ideia de uma educação ambiental contínua e permanente na Casa, a partir de uma metodologia ativa.   

Foto: Pedro Albuquerque

“Todo ano a gente tenta trazer assuntos novos e apresentar os conceitos básico da sustentabilidade. E a gente tenta também escolher e fortalecer a participação de setores que a gente nota que tem um consumo maior de certos recursos da Casa para que tenham esse engajamento”, comenta. 

Os participantes também são incentivados a monitorar e relatar práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis e a economia de recursos. 

“Eles se transformam em multiplicadores no setor e também nas suas casas. Então, a gente incentiva que eles ajudem nas campanhas que a gente tem de coleta solidária, no recolhimento dos eletroeletrônicos. É uma forma mais prática da gente ver como é que a educação está sendo no nosso dia a dia”, cita Yuri Passos.  

A coordenadora do projeto Ecoa, Jéssica Tavares, explica mais sobre o curso. “No Agente Ecoa, nós formamos um grupo de servidores de vários setores da Casa. Nós compartilhamos conhecimento teórico e temos aulas práticas para que eles possam ser multiplicadores dessas ações no ambiente de trabalho e, assim, ter uma Assembleia Legislativa mais sustentável. E esse curso tem uma duração de aproximadamente dois meses com aulas on-line."  

 Foto: Pedro Albuquerque

Entre os inscritos para essa nova turma está Maria Érica Damasceno, da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Ela acompanha o projeto desde o início e já participou de outras atividades da iniciativa. 

Foto: Pedro Albuquerque

“Eu espero levar esse conhecimento para as pessoas que não possam estar presente no curso, para que elas se conscientizem o quanto é importante, por exemplo, usar sua garrafinha e economizar o copo descartável, o quanto é importante você se adaptar, tomar seu café na sua xícara, até porque sabemos que os copos descartáveis, além de serem um agressor para o meio ambiente, também traz uma toxina que prejudica o seu próprio organismo”, assinala.  

Também presente no lançamento dessa nova turma do Agente Ecoa estava Darliane Maciel, que é enfermeira do Ciadi e fez parte da turma de 2024 e estará na turma de 2025.  

 Foto: Pedro Albuquerque

“Eu comecei no ano passado, foi uma experiência muito significativa para o Ciadi, porque lá eu pude implementar todas as ações que são realizadas no projeto, realizando o movimento de sustentabilidade e economia em diversas áreas. Nós vimos que realmente teve uma adesão muito boa pelos profissionais de lá e a gente vai dar continuidade. E eu acho muito importante a economia de papéis, de copos recicláveis e o descarte correto dos eletroeletrônicos”, disse.  

Essa iniciativa busca consolidar uma cultura institucional voltada à sustentabilidade, incentivando o uso consciente dos recursos naturais e o desenvolvimento de hábitos ecologicamente responsáveis no ambiente de trabalho. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também