Controladoria

Controladoria realiza avaliação tática do primeiro semestre de 2024

Por Paulo Veras
15/07/2024 06:02 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Sílvia Correia, controladora da Assembleia Legislativa, conduziu a RAT Sílvia Correia, controladora da Assembleia Legislativa, conduziu a RAT - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (12/07), a segunda Reunião de Avaliação Tática (RAT) de 2024. O encontro, realizado no anexo II da Casa (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), reuniu servidoras e servidores da Controladoria da Casa para discutir as ações do primeiro semestre do ano e projetar as realizações para o restante de 2024.

Sílvia Helena Correia, controladora da Alece, comandou a reunião e explicou que as RATs são feitas trimestralmente, tendo caráter tático, de avaliação de resultados e redirecionamento de ações. “Nosso foco principal é no projeto estratégico que hoje a Controladoria continua empreendendo no âmbito do Programa Alece 2030, que é a implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna, (IA-CM)”, detalhou a controladora.

Segundo Sílvia Correia, o projeto vai nos permitir uma convergência com todas as normas internacionais de auditoria interna. “É um projeto financiado no Brasil pelo Banco Mundial e implantado em várias controladorias de poderes. No final da atual gestão, pretendemos entregar alguns produtos que são o alicerce da implantação do IA-CM, que são um referencial técnico, um manual de avaliação e um manual de consultoria, que são hoje as duas linhas de atuação da auditoria interna, além de um programa de gestão e melhoria da qualidade”, acentuou.

Reunião foi marcada por avaliação de resultados e redirecionamento de ações - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Outras ações

A controladora tratou de outras ações estratégicas de destaque, como, por exemplo, a transparência. “Estamos em pleno andamento do terceiro ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Já realizamos nossa autoavaliação e aguardamos a devolutiva do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE)”, informou.

Sílvia reforçou que pleitear o Selo Diamante é muito importante para a Assembleia Legislativa, que já possui o Selo Ouro. “Isso irá garantir que nós permaneçamos entre as quatro Assembleias mais transparentes do País”, asseverou.

Controladora e equipe discutiram o planejamento de atividades para o segundo semestre de 2024 - Foto: Paulo Rocha

Além disto, a reunião discutiu também as ações ligadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que em andamento no que se refere a vários processos da Alece, como o Memorial Pontes Neto e o Escritório Frei Tito de Alencar, e o Plano de Ação para Sanar Fragilidades (Pasf), encerrado semana passada com a análise crítica do semestre. “O Pasf obteve eficácia de 77% em nosso gerenciamento de riscos e resolução de fragilidades para evitar problemas recorrentes. Essa é uma avaliação muito positiva”, assegurou Sílvia.

Ainda na reunião, controladora e equipe discutiram o planejamento de atividades para o segundo semestre. Nele ocorrerão reuniões de avaliação gerencial (RAGs) mensais, feitas sempre até uma semana após as reuniões do Comitê de Gestão Estratégica (Coge). “No final de setembro, faremos a primeira RAT do segundo semestre e, no final de dezembro, o ciclo será fechado, ampliando para todos os indicadores e resultados estratégicos de toda a Casa, com todas as atividades direcionadas para terminar o ano com o resultado esperado”, enfatizou.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também