Controladoria

Controladoria faz balanço na última reunião de monitoramento do planejamento estratégico de 2019

Por ALECE
09/12/2019 18:16

Compartilhe esta notícia:

Durante a reunião, também foram abordadas perspectivas para 2020 Durante a reunião, também foram abordadas perspectivas para 2020 - Foto: Bia Medeiros

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta segunda-feira (09/12), a última reunião de monitoramento do planejamento estratégico do órgão, quando foi feito um balanço de todas as atividades desenvolvidas ao longo de 2019. De acordo com a controladora Sílvia Correia, o resultado apresentado foi positivo, haja vista que dois terços dos 18 projetos programados para serem efetivados durante três anos já foram executados.

"A gente monitora 18 projetos que fazem parte deste planejamento estratégico. Ao longo do ano, temos dois destaques. O primeiro é o Plano de Ação para Sanar Fragilidades (Pasf), que possui uma metodologia nova, de controle preventivo, que procura para cada problema ou fragilidade traçar um plano de ação, e monitorar a aplicação do plano de forma que se deixe de dar justificativas ou explicações e se passe a empreender ações que resolvam essas fragilidades", afirma.

Segundo a controladora, todas as ações consideradas frágeis foram  tratadas e foi alcançada uma eficácia de 64%. "Foi um resultado muito bom porque é como virar a página para aqueles problemas antigos e crônicos, já que a gente conseguiu equacionar", assinala.

Perspectivas para 2020

O outro destaque da reunião apontada pela controladora são as perspectivas para 2020. "Temos alguns desafios", explica. Entre estes, conforme Sílvia Correia, está o novo portal da transparência e a estrutura de acesso a informação. "No próximo ano, iremos focar muito nisso".

Ainda em relação a 2019, Sílvia Correia disse que pode ser ainda destacada  a questão da orientação técnica e normativa. "Também foi implantada, como parte do controle interno preventivo, uma metodologia de orientação e consultoria aos órgãos da Assembleia. Isso ajuda muito, porque a medida em que os órgãos têm dúvidas e inseguranças quanto a tomar uma decisão, eles fazem uma consulta ao Controle Interno e será passada a orientação", frisa.

A metodologia, explica Sílvia, busca evitar a possibilidade de expor o gestor a uma decisão intuitiva, que pode não ser bem fundamentada em dados. "Isso previne futuras fragilidades que poderiam ocorrer.  Isso tem sido uma práxis e a gente tem buscado orientar, realizando um consultoria da forma mais efetiva possível", pontua.

Participaram da reunião os 18 colaboradores das áreas técnicas e de suporte da Controladoria. Foram também expositores Glafira Veras, que apresentou o Pasf; Cecília Correia, abordando o Sistema de Informações e Estratégica de Controle, o Programa de Educação Continuada da Controladoria  e Auditoria do Quadro de Pessoal; Heline Joyce, que tratou da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública; e Jacqueline Arruda, que expôs o tema Aprimoramento da Auditoria Integrada de Gestão.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também