Controladoria da AL avalia sistema de automatização dos processos de auditoria
Por ALECE04/02/2021 11:53 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça (02/02) e quarta-feira (03/02), reunião híbrida (presencial e remota) com a equipe de auditoria e inspeção, para avaliar o sistema Auditafor. De acordo com a controladora do Poder Legislativo, Sílvia Correia, o sistema foi cedido pela Prefeitura de Fortaleza, em 2020, através de parceria com a Controladoria Geral do Município de Fortaleza (CGM). A ação faz parte do planejamento estratégico da Controladoria da Assembleia Legislativa.
“Estamos concluindo a análise do sistema para fazer as adaptações necessárias e aplicar no âmbito da auditoria integrada da gestão, que é o modelo de auditoria vigente hoje na Assembleia do Ceará, e que tem de ser realizada anualmente por determinação constitucional e da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado”, explica.
De acordo com Sílvia Correia, após a análise ser concluída, os resultados serão reportados à Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COTI) para realização dos ajustes necessários para já que o sistema seja utilizado na auditoria integrada da gestão do ano de 2020. “O grande ganho na automatização do processo de auditoria é a utilização melhor do tempo dos auditores na análise, bem como para evitar retrabalho e perda de tempo no levantamento de dados, identificação de informações e na produção de relatórios”, pontua a gestora.
Como funciona o Auditafor
O sistema, conforme explica a auditora, tem um “workflow” (fluxo de trabalho) completo, desde os “checklists”, onde há todas as perguntas que são realizadas até “o registro dos achados, o relatório preliminar de auditoria, a manifestação dos órgãos auditados e o relatório final de auditoria”.
Na avaliação de Sílvia Correia, o sistema dará um ganho “imenso” na realização das auditorias anuais. Ela esclarece ainda que a parceria com a CGM-Fortaleza não gerou nenhum custo para a Assembleia Legislativa. De acordo com ela, toda a análise da área de negócio está sendo realizado pela equipe da Controladoria e todas as customizações necessárias estão sendo iniciadas pela equipe da COTI.
"É uma prática que a gente chama de Benchmarking, que significa identificar órgãos que atuam na mesma área de controle interno, identificar boas práticas e implantá-las para melhorar o nosso trabalho. Só temos a agradecer à CGM- Fortaleza a cessão do sistema", destaca a controladora do Poder Legislativo.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829