Departamento Legislativo

Consultoria Técnica Legislativa faz balanço sobre atuação remota

Por ALECE
29/05/2020 15:34

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Balanço foi realizado em reunião remota do setor nesta quarta-feira (27/05) Balanço foi realizado em reunião remota do setor nesta quarta-feira (27/05) - Foto: Consultoria Técnica Legislativa/ AL

A Consultoria Técnica Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará, área vinculada à Diretoria Legislativa, realizou, nesta quarta-feira (27/05), nova reunião remota para avaliar a efetividade das atividades realizadas de forma remota e para monitorar o andamento das ações em execução.

Erliene Vale, que coordena os trabalhos da Consultoria, esclarece que as reuniões de equipe integram a rotina de trabalho e têm como objetivo monitorar as ações em desenvolvimento, garantir a continuidade da realização dos serviços, conceber novas práticas e avaliar, permanentemente, as atividades realizadas, visando à melhoria contínua dos processos. “Particularmente, nesse período de isolamento social, fizemos adaptações das rotinas presenciais ao trabalho remoto para dar continuidade aos processos e manter a qualidade dos nossos serviços”, avalia.

As reuniões online, realizadas neste momento, atendem à demanda relacionada às novas exigências decorrentes do período que impõe o isolamento social. Contudo, esse mesmo contexto exige pleno e intenso funcionamento do Parlamento cearense, tornando imprescindível o alinhamento das estratégias de comunicação com os clientes, nas quais foram desenvolvidas ações que promoveram uma aproximação maior com os parlamentares, usando os recursos disponíveis.

Segundo Erliene Vale, não basta realizar os serviços com qualidade, sendo necessário também analisar a efetividade do que foi produzido e buscar melhorias a partir dos resultados. Na reunião online, foram avaliadas as demandas pontuais dos parlamentares que foram atendidas pela Consultoria Técnica Legislativa e incorporadas à legislação do Estado. Essa análise é feita por meio de indicadores que monitoram a tramitação dos projetos solicitados à Consultoria e evidenciam os resultados dos serviços prestados.

Inovações necessárias

“Transitar no universo de incerteza, causado pela pandemia, requer dos servidores da Casa a capacidade de reinventar-se para prosseguir realizando suas atividades profissionais”, destaca a coordenadora do setor. No caso específico da Consultoria Técnica Legislativa, cujos processos são voltados para resultados, de acordo com ela, o desafio tem sido superado por meio da inovação na prática de atuação, no reajuste de planos de ação e no redesenho dos principais processos para garantia da efetividade dos resultados com enfoque na satisfação dos parlamentares.

A comunicação constante, mesmo de forma remota, se deve à preocupação em manter a realização dos serviços solicitados, sempre subsidiando a atuação dos deputados estaduais. “Fazemos isso por meio de informações técnicas, que agregam valor aos resultados da produção legislativa e justificam a razão da existência da Consultoria’’, afirma.

Saiba mais

A Consultoria Técnica Legislativa é uma das áreas com atuação nas atividades-fim da Assembleia Legislativa e, como tal, deve apresentar à Diretoria Legislativa, a cada trimestre, os resultados dos serviços executados para efeito de comprovação das consultorias realizadas, no período, em consonância com o que prevê o Plano Plurianual 2020/2023.

Independentemente dessa previsão, desde 2011, a Consultoria trabalha com gestão para resultados e realiza periodicamente o acompanhamento de indicadores. A partir de 2015, a Consultoria passou a fazer a análise de risco que possa impactar no desempenho das atividades e a planejar ações para sanar os riscos identificados.

JB, com informações da Consultoria Técnica Legislativa da AL

 

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