Departamento Legislativo

Consultoria Parlamentar realiza treinamento para servidores

Por ALECE
29/03/2019 11:06

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Treinamento foi realizado em dois turnos, atendendo assim a um número maior de servidores Treinamento foi realizado em dois turnos, atendendo assim a um número maior de servidores - Foto: Bia Medeiros

A Consultoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, que contribui para o aperfeiçoamento da produção legislativa por meio do suporte técnico especializado, realizou nesta quinta-feira (28/03) um treinamento para os novos servidores do órgão.

A atividade foi promovida nos turnos manhã e tarde, no Auditório Deputado Joel Marques, no Complexo de Comissões Técnicas, pela coordenadora Erliene Vale. ''A consultoria conta com seis novos servidores que vão atuar em áreas temáticas que estavam descobertas: Orçamento, Indústria, Turismo, Comércio e Serviço, bem como Revisão Ortográfica. O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho da consultoria, serviços ofertados e documentos do sistema para habilitá-los a realizar as atividades do dia a dia", informa.

Além dos consultores, a reunião contou com a presença  da equipe da Consultoria Parlamentar formada por 32 membros que envolve o suporte técnico, secretaria, coordenação e  toda a estrutura do setor.

Consultoras avaliam atividade

Os servidores que vão atuar como consultores parlamentares foram escolhidos por meio da análise do perfil profissional considerando as habilidades e competências necessárias para o desempenho das atividades de consultoria. Josefa Monteiro atuava há cinco anos como assessora temática e decidiu mudar de função. ''Como assessora temática eu trabalhava diretamente com os consultores e foi um desafio realmente assumir a consultoria. Espero contribuir ao máximo e realizar um bom trabalho'', revela.

Maria Elisete Mota atuava como secretária da consultoria há 15 anos. A nova função traz ânimo e mais aprendizado. ''Resolvi aceitar o desafio para buscar um maior conhecimento, adquirir uma nova experiência e continuar contribuindo com o setor'', destaca.

Saiba mais

As atividades de Consultoria Parlamentar da Assembleia Legislativa foram instituídas por meio do Ato Normativo nº 272, de 2015 e antecedem o processo legislativo. Vinculadas à Diretoria Adjunta Operacional (DAO), essas atividades têm como finalidade auxiliar, na área de atuação legislativa, parlamentares, Departamentos e órgãos deste Poder no exercício de suas atribuições. "Com a nova legislatura, temos uma maior demanda porque os deputados que assumiram  primeiro mandato não têm familiaridade com o processo legislativo e elaboração de projetos. Oferecemos esse suporte para que o  parlamentar ao dar entrada no seu projeto já tenha uma fundamentação sobre as espécies normativas previstas na Constituição Federal'', destaca Erliene Vale.

O Poder Legislativo implantou o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e obteve a certificação Norma ISO 9001:2015, por meio do escopo Consultoria Parlamentar. Os encontros  da Consultoria são  realizados  mensalmente. As atividades são planejadas, realizadas, monitoradas e constantemente avaliadas tendo como foco a busca da qualidade.

A política de qualidade da Casa  tem como compromisso a melhoria contínua das atividades  e dos serviços prestados pelo parlamento estadual. A capacitação contínua dos servidores é um dos objetivos para atender a esse anseio do Poder Legislativo.

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