Categoria Matriz

Confira orientações para compras na Black Friday 2022

Por ALECE
23/11/2022 05:57

Compartilhe esta notícia:

Rômulo Fontenele e Bruno Feitosa, advogados do Procon Assembleia, trazem orientações sobre a data Rômulo Fontenele e Bruno Feitosa, advogados do Procon Assembleia, trazem orientações sobre a data - Arte: Publicidade/Alece

Um dos eventos comerciais mais importantes do ano se aproxima. A já tradicional sexta-feira anual de descontos, a Black Friday, ocorre neste 25 de novembro. A data mundial do maior dia de preços especiais do comércio acontece sempre na última sexta do mês de novembro. Para a ocasião, advogados do Procon Assembleia trazem orientações necessárias para que consumidores e consumidoras não se deixem enganar diante de possíveis promoções enganosas.

A Black Friday de 2022 é aguardada com grande expectativa por lojistas e consumidores, principalmente depois dos últimos dois anos da promoção terem sido diretamente afetados pela pandemia do Coronavírus. Pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos revela tendência de alta de 29% de intenção de compras dos brasileiros para este ano.

Muitos consumidores esperam ansiosos pelas promoções, mas é preciso ter atenção e cautela. Segundo o advogado Rômulo Fontenele, do Procon Assembleia, o consumidor interessado em adquirir bens ou serviços durante a Black Friday deve ficar atento para não ter prejuízos. “Se a opção for a compra online, o consumidor deve ficar atento ao preencher os dados pessoais solicitados e conferir se a loja escolhida atende aos parâmetros legais de tratamento desses dados”, orienta.

O advogado chama atenção para a prática de propaganda abusiva e enganosa que ainda ocorre nestas datas promocionais ou festivas. “Algumas empresas utilizam de estratégias que podem levar o consumidor ao erro ou geram ainda falsas expectativas”, salienta. Rômulo recomenda que as pessoas procurem observar se não houve maquiagem de preços, quando o valor do produto aumenta na véspera e no dia da promoção volta ao preço normal. “Essas são práticas abusivas e o consumidor que se sentir lesado deve procurar os Decons ou Procons”, orienta.

Dicas para uma boa compra

Algumas dicas são extremamente válidas para se aproveitar bem a Black Friday. Em primeiro lugar, é necessário fazer uma lista do que realmente se está precisando, evitando assim consumo desnecessário. Além disso, a orientação é estabelecer um teto para seus gastos. As orientações incluem os cuidados à tendência de se comprar na primeira loja, a necessidade de comparar preços de produtos similares nas lojas físicas e sites com segurança verificada, bem como se deve lembrar que em diversas lojas online, o consumidor pode ter cupons de desconto. Ainda nas compras online, o detalhe importante é observar o frete, pois, se ele não for gratuito, poderá anular o desconto do produto.

O advogado do Procon Assembleia, Bruno Feitosa, orienta a não utilizar computadores de acesso público para realização de compras online. “Não há garantia de segurança nas transações quando são feitas em equipamentos públicos. Neles os dados do seu cartão de crédito ficam suscetíveis a clonagem”, justifica. De acordo com ele, nas compras pela Internet, o consumidor deve dar preferência ao pagamento por cartão de crédito de forma parcelada. “A escolha deste formato pode ajudar no caso de cancelamento da compra ou solicitação para devolução de valores, se o consumidor for vítima de golpes”, orienta. Já nas compras sem parcelamento, o advogado explica que o cartão virtual disponibilizado pelas operadoras de cartão de crédito para compra única ajuda a reduzir a os casos de clonagem de dados e senha.

Bruno Feitosa assegura que todos os produtos em promoção durante a Black Friday estão sujeitos às mesmas regras e garantias do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A garantia de um produto ou serviço não durável é de 30 dias e de produto e serviço durável, de 90 dias. O prazo para desistência da compra permanece sendo de sete dias a contar da data do recebimento do produto'', diz.

Como e onde surgiu a Black Friday

Os Estados Unidos são o berço da Black Friday. Essa estratégia de vendas surgiu naquele país e tem relação com o feriado americano do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizada no dia seguinte a esse feriado. O evento também está ligado ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.

A data se popularizou pelos Estados Unidos, sendo sinônimo de preços baixos e acessíveis. Países vizinhos dos americanos, como Canadá e México, adotaram a estratégia. No Brasil, a Black Friday foi utilizada pela primeira vez em 2010. A ação chamou a atenção de muitos lojistas pelo país e a partir de 2012 as grandes lojas começaram a participar.

Serviço: O Procon Assembleia funciona de segunda à sexta-feira, de 8 horas às 12 horas e de 13 horas às 17h30min. O atendimento presencial deve ser agendado no site procon.al.ce.gov.br. Se preferir, pode enviar sua reclamação para o e-mail correspondente ao turno que deseja atendimento: proconassembleiamanha@gmail.com ou proconassembleiatarde@gmail.com. Endereço: Avenida Pontes Vieira, nº 2.300, anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), 4º andar. Mais informações pelos telefones 85.3277.3800 / 3277.3801.

PV/JB, com informações dos sites brasilescola.uol.com.br e blog nubank.com.br

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também