Concluído planejamento estratégico da rede estadual de controle interno
Por ALECE26/02/2019 19:19
Compartilhe esta notícia:
A Divisão de Treinamento da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Controladoria da Casa, concluiu nesta terça-feira (26/02) o curso de planejamento estratégico da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública. Durante oito dias, cerca de 15 representantes das controladorias dos poderes públicos se reuniram no 2º andar do prédio José Euclides Ferreira Gomes, sala B, para traçar metas da rede relativas ao quinquênio 2019-2023.
Sílvia Correia, auditora interna do Poder Legislativo e coordenadora da rede, destacou os resultados alcançados. ''Durante esses dias, conseguimos construir a identidade organizacional da rede (missão, visão e valores), traçamos um diagnóstico para identificar os pontos fontes e fracos e definimos os objetivos estratégicos e que se desdobram em projetos estratégicos da rede. A fase final é validar esses projetos já detalhando as ações'', revela.
A rede estadual de controle interno foi criada em junho de 2018, com o objetivo de integrar conhecimentos, experiências e modelos de controle interno. A rede pretende trabalhar até 2023, em três grandes linhas de atuação: expansão para alcançar novos municípios e órgãos federais de controle, atingir o padrão e a capacitação continuada dos integrantes da rede. "Pretendemos conseguir uma parceria com o Banco Mundial, que tem patrocinado muitas ações de controle interno. O contato informal já foi feito e esperamos que em abril, durante uma visita do Banco ao Brasil, possamos viabilizar essa parceria'', informa Sílvia Correia.
O curso foi ministrado pelo analista de gestão pública da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Ribeiro Santos. ''Além de passar aos participantes os conhecimentos para a elaboração de um planejamento estratégico, o curso possibilitou que os alunos saíssem da sala de aula com um plano formulado", afirma Ricardo Ribeiro Santos.
Participaram do planejamento, as controladorias do Poder Legislativo, Poder Executivo, Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), além de representantes dos municípios de Fortaleza, Caucaia e Aracati.