Companhia dos Bombeiros orienta como evitar acidentes domésticos
Por ALECE21/10/2020 09:19 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Durante a fase de isolamento social, é preciso ter cuidado com as crianças e com os idosos. Com a atenção dividida entre os pequenos, os mais velhos, as atividades domésticas e o trabalho, é fundamental tomar algumas atitudes simples e redobrar a atenção com os movimentos deles para que não ocorram acidentes domésticos, como quedas, intoxicações e queimaduras. Assim, a 7ª Companhia do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa, reuniu algumas recomendações para protegê-los.
O tenente coronel Emerson Vasconcelos, citando dados do Datasus, do Ministério da Saúde, alerta que a principal causa de morte na faixa etária de zero a 14 anos é por acidentes, mas que os idosos também são acidentados em suas residências, caso algumas medidas não sejam adotadas. Ele explica que por conta da pandemia, essas pessoas têm passado mais tempo no interior de suas casas. Por isso os cuidados devem ser intensificados.
Um dos acidentes mais comuns, segundo o oficial bombeiro, é asfixia, provocados por pequenos objetos. Por isso, ele recomenda que esses objetos não devem ficar ao alcance das crianças, com atenção ampliada para brinquedos que não sejam compatíveis com a idade. "Esses acidentes podem também serem provocados por alimentos em grãos", salienta, recomendando também cuidado com os idosos na hora de se alimentarem. "Principalmente com aqueles que já apresentam limitações na mastigação".
Emerson Vasconcelos lembra sobre os riscos de intoxicação. "Essa pode ser causada tanto por produtos químicos como a própria alimentação. Por isso, evite deixar esses produtos ao alcance de crianças e dos idosos que necessitam de maior atenção, tendo maior cuidado com os medicamentos", recomenda.
Outro risco inerente para crianças e idosos são as escadas. Ele indica que uma boa medida de segurança, onde há crianças pequenas, é bloquear o acesso aos degraus. "No caso dos idosos deve haver corrimões. Outra medida importante é a não existência de tapetes no início e no final da escada, para evitar escorregões". A extensão da escada também deve ser livre de objetos e brinquedos que possam causar quedas.
Um perigo doméstico identificado, que pode vitimar crianças pequenas é o afogamento. Baldes, bacias, banheiras, tanques de lavar roupa e até vasos sanitários podem por em risco a vida de bebês. Portanto, nenhum acúmulo de água deve ser descuidado no interior da residência, na avaliação de Emerson Vasconcelos. Não menos importante, conforme acentua o bombeiro, é manter as crianças afastadas da cozinha, notadamente quando houver chama de fogão acesa, voltando todos os cabos de panela para trás, evitando, ao mesmo tempo que crianças e idosos tenham contato com produtos inflamáveis e fósforos.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro