Companhia do Corpo de Bombeiros da Alece apresenta orientações para evitar incêndios e queimadas
Por ALECE08/07/2021 19:06 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O segundo semestre do ano marca o início da temporada de incêndios no Ceará. As condições meteorológicas colaboram para o aumento das queimadas que registram o pico de incidência entre os meses de agosto a dezembro. A 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, traz orientações para a população a fim de evitar incêndios e a ocorrência de queimadas que são mais comuns nas regiões do Médio Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns.
Os dados do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que cerca de 95% dos focos de incêndio em vegetação no Estado são registrados no decorrer do segundo semestre.
Além dos fatores meteorológicos como alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar, a ação humana e a prática de queimadas para realizar o plantio ou fazer pastagem agravam a qualidade do solo.
Importância da prevenção
O tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da Companhia, alerta que a vegetação cearense possui alto risco de incêndio e que medidas podem prevenir o aumento dos casos. Dentre as recomendações, ele aponta que não se deve jogar restos de cigarro ainda aceso em locais onde haja vegetação principalmente se ela estiver seca, bem como que se evite jogar lixo pela janela do carro, porque o material descartado poderá servir de alimento para o fogo.
''Para aqueles que estão em acampamento, a fogueira deve ser feita em locais sem vegetação, principalmente a seca. O ideal é fazer a fogueira perto de um rio, observando o sentido do vento com cuidado, para que as centelhas dessa fogueira não possam iniciar um incêndio florestal'', alerta.
O oficial bombeiro também adverte que a prática de soltar balão deve ser evitada, pois é considerada uma das maiores causas de queimadas. ''Nunca use o fogo para queimar o lixo ou para limpeza da plantação. Não faça queimada'', orienta.
Saiba mais
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro a maio de 2021, foram registradas 283 queimadas, número que supera em 164,48% o quantitativo anotado em igual período de 2020.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro