Companhia de Bombeiros da Assembleia orienta população sobre cuidados ao utilizar elevadores
Por ALECE05/03/2021 08:15
Compartilhe esta notícia:
Mal-estar e corpo paralisado são os sintomas de uma pessoa que tem medo de elevadores e precisa encarar essa fobia mesmo que por apenas alguns segundos. Nesse caso, fazer exercícios de respiração e relaxamento antes de encarar a situação podem tornar a experiência menos traumática. Mesmo os indivíduos que não possuem medo podem se deparar com incidentes. O mais comum é ficar preso no elevador.
O tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, destaca que existem maneiras corretas de reagir a esta situação, para sair dela com segurança. Segundo ele, há uma rigorosa rotina de manutenção preventiva e corretiva nos elevadores do Poder Legislativo devido ao seu uso constante, que com o tempo causa desgaste.
“As precauções são tomadas para que incidentes nunca ocorram, mas, se acontecer, é preciso saber o que fazer”, opina o tenente coronel, orientando a que as pessoas não entrem em pânico quando ocorrer esta situação, pois, em sua avaliação, é de fundamental importância manter a calma. “A cabine é um local seguro e não irá faltar ar dentro do elevador. Apesar de ser totalmente fechada, entradas de ar existem e permitem a ventilação do espaço'', destaca o subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência, o tenente coronel Emerson Bastos orienta a que se evite o pânico, com a acionamento do alarme, vindo a se aguardar o socorro. “O que se deve fazer é ligar para o 193, número do Corpo de Bombeiros, para situações de emergência. Se o indivíduo se sentir mais seguro, pode permanecer em ligação com o bombeiro até a chegada do resgate. Apenas profissionais habilitados poderão realizar o resgate, que será feito de forma segura'', orienta.
Orientações sobre a capacidade dos elevadores
Na grande maioria das ocorrências, o próprio usuário é o causador do problema, por descuido, ou mesmo por desconhecer as precauções necessárias ao uso correto do elevador. Dentre as recomendações, é preciso respeitar a capacidade do elevador. O tenente coronel explica que não se deve exceder a carga máxima indicada na placa interna da cabina, bem como “jamais utilizá-lo em caso de incêndio e não forçar a porta para abrir ou fechar”.
Devido à pandemia da Covid-19, o uso dos elevadores na Assembleia Legislativa tem novas recomendações. A indicação é que no máximo duas pessoas utilizem o equipamento para evitar aglomeração, uma das principais medidas de prevenção ao novo Coronavírus.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro