Comitê de Gestão Estratégica

Comitê de Gestão Estratégica da Alece define ações para primeiro semestre de 2024

Por Paulo Veras
04/03/2024 13:24

Gestores da Alece durante a reunião Gestores da Alece durante a reunião - Foto: Junior Pio

O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (04/03), no Salão Nobre da Presidência da Alece, sua 34ª reunião ordinária. No encontro foram discutidas as prioridades nas ações da Casa para 2024, com destaque para os seis primeiros meses do ano.

Segundo Sílvia Correia, controladora da Alece e secretária executiva do Comitê, o foco maior deve se concentrar no primeiro semestre do ano. “No segundo semestre, temos algumas vedações, tanto por conta da questão eleitoral (neste ano, serão realizadas eleições municipais) como da fiscal, por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal imposta ao gestor no último ano de mandato”, esclareceu, em referência ao período final em que a Casa estará sob o comando da Mesa Diretora eleita para o biênio 2023/2024.

A controladora acrescentou que há todo um cuidado na hora do direcionamento dos recursos, quer sejam humanos, financeiros ou materiais. “Nosso foco está naqueles projetos que devem ser entregues ainda no atual período e que serão muito relevantes no legado que será deixado pela gestão do presidente Evandro Leitão (PT), como o projeto de gerenciamento de riscos e a adequação da Alece à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explicou.

Transparência em destaque

Dentre os pontos, Sílvia destacou o cronograma do 3º Ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade que concedeu, em 2023, o Selo Ouro em transparência à Alece. “Eles fazem ciclos anuais. Queremos antecipar para os gestores da Casa os prazos que teremos para implantar ações de melhoria contínua na busca de não apenas manter o Selo Ouro, mas conquistar o Selo Diamante”, revelou.

No dia 30 de novembro de 2023, a Alece recebeu, a Certificação Ouro de Qualidade em Transparência 2023, emitido pela Atricon, figurando como a 5ª casa legislativa estadual mais transparente do País.

Sílvia Correia, secretária executiva do Coge, durante explanação feita aos gestores - Foto: Junior Pio

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce, afirmou que o monitoramento de projetos é pauta constante do Coge. “Hoje mostramos ao Comitê os projetos que os órgãos definiram como prioridade para este ano”, disse a coordenadora.

Heline destacou que as especificidades de 2024, a partir da explanação da controladora Sílvia Correia. “Vamos apresentar como está o andamento dos projetos das áreas e de que forma elas foram priorizadas”, asseverou a titular da Codins.

A pauta

Na 34ª reunião do Coge a pauta trouxe como temas: aprovação da ata da 33ª reunião; informes; projetos e ações estratégicas para 2024 (Codins); monitoramento de projetos e ações estratégicas; Programa de Educação Continuada em Governança (PECGOV); 3º Ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública – PNTP; diagnóstico sobre gerenciamento de riscos na Alece; avanços e desafios da adequação da Alece à LGPD. A próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 1º de abril.

Compõem o Comitê de Gestão Estratégica (Coge): Diretoria-Geral - que exerce a função de coordenação -, Controladoria - que exerce a função de secretária executiva -, Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa e Financeira, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Chefia de Gabinete da Presidência, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Comitê de Responsabilidade Social, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e Ouvidoria Parlamentar.