Controladoria

Comissão de Controle Interno da Secretaria das Cidades conhece práticas desenvolvidas pela Auditoria Interna da Assembleia

Por ALECE
21/09/2018 17:32

Compartilhe esta notícia:

Visita aconteceu na manhã desta Sexta-feira (21/09) Visita aconteceu na manhã desta Sexta-feira (21/09) - Paulo Rocha

A Comissão de Controle Interno da Secretaria das Cidades do Estado visitou, nesta sexta-feira (21/09), a Assembleia Legislativa, para conhecer o trabalho e as práticas desenvolvidas pela Auditoria Interna do Poder Legislativo. De acordo com a auditora da Controladoria da Assembleia, Silvia Helena Correia, o órgão do legislativo tem por objetivo proporcionar segurança administrativa à gestão da Mesa Diretora na tomada de decisão e aplicação dos recursos públicos, visando à obtenção dos resultados com legalidade, ética, eficiência transparência e qualidade.

 A auditora esclareceu que a Assembleia está implantando uma nova metodologia, a partir do próximo mês, lastreada nos modelos Coso e ISO 31000. “Nós apresentamos esse modelo na última reunião, realizada no último dia 4,  da Rede de Controladorias composta por representantes dos  poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público e Defensoria Pública.  O Controle Interno da Secretaria das Cidades mostrou interesse em nosso modelo, por isso agora estamos expondo de forma mais aprofundada esse projeto”. afirma.

Silvia Correia esclareceu ainda que o modelo tem também como meta controlar riscos e reduzir danos na administração dos recursos públicos. “Nós nos antecipamos, através de uma avaliação de um processo de licitação, por exemplo, e podemos evitar que uma obra sofra prejuízos ou atrasos, qualificando melhor o uso dos recursos públicos”, diz.

A presidente da Comissão de Controle Interno da Secretaria das Cidades, Juliany Rhein, explicou que os técnicos da pasta estadual vieram visualizar “como são feitas as boas práticas de controle interno, e adotá-las de acordo com as particularidades do órgão. Ela considera que a reunião irá também fortalecer a comissão com técnicas eficientes “de uma instituição de renome como a Assembleia Legislativa”.

Também participaram da reunião representantes da Assessoria Jurídica,  Coordenadoria Administrativo-Financeira e da Ouvidoria da Secretaria das Cidades. “Nós estamos realizando visitas buscando boas práticas para que a gente possa adotar e também busca de referenciais teóricos”, esclarece Juliany Rhein.

Veja também