Codins

Codins realiza reunião de orientação sobre iESGo com a Coti

Por Paulo Veras
09/10/2024 14:29

Heline Joyce Monteiro, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece Heline Joyce Monteiro, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), realizou, nesta quarta-feira (09/10), reunião setorial com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) para detalhar a avaliação interna realizada na Alece. O principal objetivo é adequar os parâmetros usados na autoavaliação feita na Assembleia Legislativa aos da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Índice de Avaliação de Governança Organizacional (iESGo). A atividade foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas.

Segundo Heline Joyce Monteiro, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, uma autoavaliação usando os parâmetros do iESGo foi feita na Casa e atingiu nível intermediário. “Não nos inscrevemos este ano, mas aplicamos o questionário de 101 perguntas junto a 13 órgãos da Casa. Agora, estamos nos reunindo com estes órgãos internos para que possamos melhorar ainda mais nossos questionários de autoavaliação visando atender as orientações do iESGo e aumentar nosso nível”, explica.

De acordo com Heline, a decisão, já aprovada pelo Comitê de Gestão Estratégica (Coge), é a de que a Alece passe pela avaliação do TCU em 2026. “Temos buscado indicadores estratégicos que possam medir se estamos atingindo os objetivos colocados em nosso planejamento, o Alece 2030. Um deles é o iESGo, do TCU, que mede governança na gestão pública. É uma avaliação que dará visibilidade nacional ao trabalho feito na Alece”, afirma.

Gestores e servidores da Alece conheceram o modelo de avaliação - Foto: José Leomar

A coordenadora destaca que dessas reuniões, saem planos de ação para melhorar os níveis de governança da Casa. “Já nos reunimos com sete órgãos, dentre eles Procuradoria, Ouvidoria, Unipace (Escola Superior do Parlamento Cearense) e Comitê de Responsabilidade Social. Após esta etapa, eles definirão ações e projetos para melhorar ainda mais a governança na Alece”, ratifica.

Como é feita a avaliação

Para Heline Joyce, este trabalho movimenta os órgãos, incentivando a autoavaliação dentro dos parâmetros ESG (Social, Ambiental, Governança). “Nós criamos o Selo ESG para avaliar os municípios cearenses, como forma de potencializar a melhora da governança em nossas cidades. Dentro desta visão queremos permanecer, também, melhorando a Alece”, assevera.

Vicente Soares, coordenador da Coti, tratou da importância da discussão da governança e do ingresso da Alece na avaliação de um órgão federal. “O TCU apresenta os resultados para toda a sociedade brasileira mostrando, de forma nítida, como está a governança de entes públicos, levando em consideração questões sociais e de sustentabilidade”, acentua. O coordenador elogia a iniciativa da Codins e agradece a inclusão da Coti no processo.

Reunião foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Divulgação/Codins

O iESGo foi apresentado pelo TCU em março de 2024. O Índice de Avaliação de Governança Organizacional substituiu o Índice Integrado de Governança e Gestão (iGG), parâmetro anterior do órgão federal.

O novo índice avalia as práticas de governança e adota parâmetros de sustentabilidade social e ambiental, compondo as dimensões representadas no termo ESG (Environmental, Social and Governance). A transição acompanha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).