Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Cine Alece inicia programação do mês do Meio Ambiente

Por Paulo Veras
05/06/2024 12:22 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Cine Alece teve sessão especial no Dia do Meio Ambiente Cine Alece teve sessão especial no Dia do Meio Ambiente - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio das células de Sustentabilidade e Gestão Ambiental e de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsbilidade Social (CRS), realizou, nesta quarta-feira (05/06), edição especial do Cine Alece. A exibição do documentário "Solo Fértil" no Dia do Meio Ambiente, que transcorre nesta quarta-feira, marcou o início da programação em alusão ao Mês do Meio Ambiente e ocorreu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

A plateia foi composta por alunos da Escola Municipal Claudio Martins e do Programa 1º Passo, do Governo do Estado do Ceará. Após a exibição do filme, foi realizado debate sobre o tema, com a participação da advogada e consultora de sustentabilidade Beatriz Azevedo.

Conceição Machado, coordenadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, afirmou que a data foi escolhida por se tratar do Dia Mundial do Meio Ambiente e também pelo fato de a Célula ter adotado neste ano o mesmo tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a data: "Acelerar a Restauração da Terra, a Resiliência à Seca e o Progresso da Desertificação".

Carina Diógenes, Yuri Passos e Conceição Machado durante a edição especial do Cine Alece - Foto: Máximo Moura

Segundo afirmou a coordenadora, a temática é de vital importância, pois orienta as pessoas sobre como o solo é impactado por várias atividades desenvolvidas pelo homem. "A forma como a agricultura e a pecuária interferem no desenvolvimento do solo, em sua capacidade de regeneração, é enorme e isso termina por ser um fator de agravamento do aquecimento global", explicou.

O engenheiro ambiental Yuri Passos, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, pontuou que a Assembleia Legislativa desenvolverá várias atividades durante o mês de junho para chamar atenção sobre a temática. "Durante este mês, além da exibição do Cine Alece, teremos cursos de educação ambiental direcionados para os municípios cearense e diversas ações sobre o tema para os servidores da Casa", informou.

Saiba mais

O documentário “Solo Fértil” (“Kiss the Ground”, em inglês),  dirigido por Josh e Rebecca Tickell, aborda a importância do solo como recurso fundamental para a vida no planeta Terra. A tese central propõe que aumentar a saúde dos solos é a única forma de reverter as mudanças climáticas que ameaçam a humanidade com grandes catástrofes socioambientais: desertificação, escassez de água, derretimento de geleiras e diminuição da biodiversidade, entre outras.

Para a palestrante Beatriz Azevedo, inserir estudantes nas questões que envolvem a sustentabilidade, sobretudo os que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, é indispensável. "Cada vez mais o mercado exige que o colaborador tenha compreensão de tudo que o cerca, um conhecimento multidisciplinar. A problemática do meio ambiente está inserida nesse contexto", afirmou.

Beatriz Azevedo, palestrante, conduziu debate sobre o documentário - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

Beatriz justificou que a necessidade de ter pessoas com capacidade de reflexão é uma condição imposta para as novas gerações em um grau acentuado. "Essa reflexão fará com que estes jovens estejam melhor preparados para suas tarefas, mas que também ganhem uma consciência de que são agentes atuantes para a preservação do meio ambiente e do planeta", asseverou.

Repercussão

A estudante Vitória Santos, de 20 anos, aluna do Programa 1º Passo, contou que sempre procura estar presente nas exibições do Cine Alece. "Gosto dos temas e acho que é muito importante aprender aqui para levar os ensinamentos pras nossas vidas. Já me disseram que podem me tirar tudo, menos o aprendizado", afirmou

Carina Diógenes, psicóloga da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, destacou a iniciativa de discutir questões relativas às mudanças climáticas e o que pode ser feito em benefício do meio ambiente. "Mudar o cenário passa por despertar em todos, em especial nos jovens, a repercussão de nossas ações sobre o meio ambiente", enfatizou.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também