Categoria Matriz

Cine Alece discute Síndrome de Down com exibição de "Colegas"

Por Júlio Sonsol
31/03/2023 14:45 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Atividade foi realizada no Anexo II da Alece Atividade foi realizada no Anexo II da Alece - Edson Junior Pio

O Comitê de Responsabilidade Social e o Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará realizaram, nesta sexta-feira (31/03), o Cine Alece, apresentando o filme "Colegas", que tem personagens com Síndrome de Down como protagonistas.  A exibição aconteceu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes do Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, assinala que a iniciativa é um projeto da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê. "O projeto inclui o filme exibido e, no final, a roda de conversa debate o tema abordado. Isso é muito importante porque a pauta é sempre a saúde mental, com enfrentamento do preconceito e do bullying nas escolas", acentua.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, destacou atividades realizadas em março para discussão da Síndrome de Down - Edson Júnior Pio

Ela ressalta que a iniciativa é voltada principalmente para os jovens da rede educacional do Estado. "Eles precisam muito destas orientações relacionadas à ansiedade, combate à depressão entre outros temas. Nas rodas de conversa, os especialistas levam os assuntos para eles e a gente faz uma escuta ativa, e orienta como fazer nos primeiros sinais e assim levamos as informações de como tratar para as escolas", pontua.

Cristiane Leitão lembra ainda que no mês de março foram realizadas um conjunto de ações em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, transcorrido no dia 21 de março. "Tivemos workshops, rodas de conversa e agora encerramos com o Cine Alece. Assim a Assembleia tem conseguido chamar a atenção para a inclusão”, enfatiza.

Reflexão

De acordo com  a coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, a exibição do filme "Colegas", dentro do Cine Alece, tem como objetivo refletir a inclusão nas escolas e universidades de pessoas com a Síndrome de Down. “Fomentar a discussão sobre a inclusão na sociedade é um de nossos principais papéis”, afirma a coordenadora.

Após o filme, a psicóloga do Ciadi, Laís Mororó Corrêa, destacou dois pontos que considerou importantes no roteiro do filme. O primeiro deles, segundo ela, foi o desconhecimento da maioria dos personagens sobre o que seja a Síndrome de Down, levando a diversas descrições dos protagonistas pelas pessoas. "Mesmo sendo adultos, eram sempre apontados como crianças pelos demais", destacou. O segundo foi o exercício da cidadania pelos personagens com a Sídrome, tais como o direito "de viajar, casar e buscar os seus sonhos", definiu.

Laís Mororó destacou que há diferenças entre integração e inclusão. Enquanto a primeira apenas coloca as pessoas diferentes no convívio próximo, a integração faz das pessoas com Sídrome de Down partícipes das atividades conjuntamente com os demais. "A inclusão é competência de todas as pessoas", salientou em sua participação na roda de conversa.

A psicóloga Carina Diógenes, da Célula de Saúde Mental e Práticas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, que também coordena o Cine Alece, explicou que a ação é voltada para os jovens, abordando temáticas diversas. "Este é a nossa quinta edição e hoje falamos sobre inclusão voltada para a Síndrome de Down. Trouxemos um filme com atores com a Síndrome, mostrando como é viver em uma sociedade onde eles são diferentes", destacou.

Convivência

A estudante de administração Eritânia Gomes, participante do Programa Primeiro Passo, da Secretaria de Proteção Social do Estado, considerou importante ter tido a oportunidade de assistir ao filme. "A gente passa a ter um pouco mais de conhecimento e a respeitar mais pessoas com a Síndrome de Down. Havia uma pessoa com a Síndrome em minha escola, que era tratado com um pouco de agressividade. Ninguém compreendia o jeito dele. Essas ações que são realizadas agora ajuda a gente entender melhor sobre o assunto", afirmou.

Cine Alece reuniu estudantes da EEM em Tempo Integral Jenny Gomes e jovens do programa Primeiro Passo - Edson Júnior Pio

Participaram do Cine Alece cerca de 140 estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jenny Gomes, no bairro Aeroporto, em Fortaleza e 130 jovens do programa Primeiro Passo, do Governo do Estado.

Sobre o filme

"Colegas" conta a história de três jovens: Stallone, Aninha e Márcio, que são amigos e vivem juntos em um instituto para pessoas com Síndrome de Down. Um dia, inspirados pelos filmes que assistem na videoteca local, resolvem fugir para realizar seus sonhos, roubando o carro do jardineiro. O caso chega até a imprensa e a polícia coloca dois agentes no encalço dos jovens, que estão dispostos a viver essa grande aventura. O filme, lançado em 2012, está disponível na plataforma Netflix.

O Cine Alece é uma iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, e conta com parceiros internos e externos em suas diversas edições. Nesta edição, além do Ciadi, a Assalce também atua em parceria para o evento.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também