Ciadi

Ciadi inicia atividades do grupo de famílias com oficina de artesanato

Por Julyana Brasileiro
20/02/2025 11:14 | Atualizado há 17 horas

Compartilhe esta notícia:

Famílias participam de rodas de conversa, oficinas e contam com suporte da equipe de psicologia do Ciadi Famílias participam de rodas de conversa, oficinas e contam com suporte da equipe de psicologia do Ciadi - Foto: Érika Fonseca

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), órgão de inclusão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realiza acompanhamento especializado para crianças e adolescentes e se destaca por também proporcionar uma atenção especial para as famílias, realizando assim uma acolhida integral. 

O grupo de famílias do Ciadi recebe suporte em diferentes frentes, como terapia individual com profissionais da psicologia da família, terapias de grupo, rodas de conversa, palestras e oficinas, atividades focadas no autocuidado, saúde mental e práticas de bem-estar. 

Nesse sentido, nesta semana, o Ciadi promoveu, em parceria com Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), uma oficina para a produção de adereços de carnaval, contemplando mães das crianças acompanhadas. 

Práticas de cuidado

Elisângela Gitirana, psicóloga da família do Ciadi, afirmou que muitas famílias vivem "quadros de ansiedade" pela rotina e o acompanhamento individual, assim como práticas como a arteterapia, buscam acolher e reduzir esses quadros. 

“O cuidado com a família é fundamental para uma boa evolução dentro do tratamento da criança e ações como essa oficina de artesanato representam um momento de socializar, aprender e despertar novas habilidades. Por meio da parceria com a Assalce, as mães atípicas terão a oportunidade de participar de várias oficinas temáticas”, explica a psicóloga.  

Georgiana Silveira, mãe do Miguel Porfírio, de 5 anos, atendido pelo Ciadi, parabenizou a iniciativa e o  olhar para as famílias. "Há dois anos meu filho é  atendido pelo Ciadi. Sei que o atendimento adequado melhora a qualidade de vida e o desenvolvimento. Venho acompanhá-lo e,  enquanto aguardo o atendimento dele, posso desfrutar de vários serviços. Hoje participei da oficina de  artesanato e meu tempo de espera foi preenchido com uma tarde de trabalho manual'', comenta. 

Georgiana Silveira participou da oficina enquanto o filho Miguel era atendido pelos terapeutas. Foto: Érika Fonseca.

A tarde dedicada ao artesanato foi conduzida pela servidora Verônica Barreto, facilitadora das oficinas de Artesanato, Costura e Bordado da Assalce, que frisou a alegria e a importância da iniciativa fruto de parceria da Assalce e do Ciadi. 

“Ao invés de ficarem com o tempo ocioso enquanto aguardam o atendimento dos seus filhos, elas estão tendo a oportunidade de despertar a criatividade confeccionando seus próprios adereços de carnaval. Carnaval é sinônimo de alegria e cor e esse momento é uma oportunidade para que todas possam ser contagiadas com esse espírito”, disse Verônica. 

Acolhida e atividades diversificadas

Renata Soares, psicóloga da família do Ciadi, explicou que, em 2025, o trabalho com o grupo de famílias está dando novos passos com inserção de atividades diversificadas. “Além de trabalhar aspectos terapêuticos de autoestima, autocuidado, nós vamos inserir também palestras e rodas de conversa para falar de temas que tenham relação com a saúde física e psíquica dessas famílias e também temas com relação à orientações parentais aos pais, o que vai dar mais suporte para o trabalho que a gente já faz aqui com as crianças”, indica. 

As oficinas, que passam a fazer parte da rotina, darão a possibilidade das mães resgatarem um papel social importante que é o papel profissional, avalia Renata Soares. 

“A gente vai ter oficina de pintura, oficina de artesanato, onde elas podem produzir coisas para elas e também para vender, para trabalhar com essa questão mais relacionada ao empreendedorismo mesmo, poder exercitar esse lado mais empreendedor. Então esse foi o nosso primeiro passo para esse novo momento do grupo de famílias do Ciadi”, complementa a psicóloga. 

Saiba mais 

O  Ciadi oferece apoio especializado, seguro, gratuito e de qualidade, com foco na inclusão, reabilitação e no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), 

O Centro conta com uma equipe multiprofissional que reúne assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras infantis, pediatras, neuropediatras infantis, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicopedagogas, psicólogas, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e musicoterapeutas. 

Serviço 

Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).

Avenida Pontes Vieira, 2348, Térreo do Anexo III da Alece - Bairro Dionísio Torres.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. 

Veja também