Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará

Celditec apresenta resultados do trabalho realizado durante o semestre

Por Júlio Sonsol
19/07/2023 09:07 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Celditec trabalha durante recesso para finalizar estudos Celditec trabalha durante recesso para finalizar estudos - Foto: Arquivo Celditec

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou um levantamento das atividades desenvolvidas pelo órgão, durante o primeiro semestre legislativo. Atualmente, de acordo coordenador do comitê, Luís Carlos Mourão, está sendo fechada realizada com as comunidades que habitam em áreas considerados do estado, mas que são consideradas de litígio entre o Ceará e Piauí.  O resultado deverá ser entregue em agosto, conforme previu o coordenador.

Luís Carlos Mourão lembrou que desde o início do ano foi realizada uma série de reuniões com chefes de executivos municipais, para tratar da definição dos limites georreferenciados dos municípios. "As reuniões envolveram 14 prefeituras, envolvendo 28 limites diferentes. Atualmente, estamos finalizando os acordos entre as partes, com os ajustes necessários, para o encaminhamento dos projetos de lei à presidência da Casa, e posterior tramitação e aprovação pelo plenário da Alece".

O coordenador revelou que foi concluída recentemente a segunda expedição realizada às áreas de litígio, com aproximadamente 15 dias de duração, cada. "Nós fizemos levantamento de equipamentos públicos do Estado e dos municípios, como estradas, rodovias, e abastecimento de energia e água, entre outros". Carlos Mourão também informou que foi realizado um levantamento socioeconômico com as comunidades residentes nestas áreas. "Estamos agora fazendo a sistematização dos dados, que serão importantes para a Assembleia Legislativa, para a Procuradoria Geral do Estado e ajudar na defesa do território cearense".

Para a conclusão deste trabalho, o coordenador informou que O Celditec não vai entrar em recesso, para que até final de julho, o estudo fique concluído. "No início do semestre (legislativo), nós iremos entregar ao presidente Evandro Leitão (PDT) todo este trabalho formatado, com as localidades que visitamos, acompanhado de um relatório final sobre esta questão", disse Luís Carlos Mourão.

Reunião

O gestor do Celditec revelou ainda que no último dia 7 de julho, foi realizada uma reunião entre representantes do Exército Brasileiro e peritos do Ceará e Piauí. "O Pessoal do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) foi levar toda a documentação. E o que mais nos causa satisfação foi (a entrega do) trabalho realizado pelo professor João Bosco, para mostrar o pertencimento. Desde 1720 a Serra de Ibiapaba pertence a nós", complementou Luís Carlos Mourão. 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também