Casa do Cidadão da Alece emite carteira de identidade nacional
Por Paulo Veras22/02/2024 08:02 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A nova carteira de identidade nacional (CIN), válida em todo o País, já pode ser emitida na Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O serviço se incorporou ao demais oferecidos pelo órgão em janeiro deste ano. O coordenador da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, Frederico Araripe, informa que a procura pelo novo documento tem sido boa e que o prazo para a troca para aqueles que possuem o atual RG válido vai até 2032
Na CIN é possível incluir outros documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, identidade profissional e tipo sanguíneo. “Com a CIN o cidadão tem todos os seus dados em um só documento, o que facilita a consulta e amplia a segurança”, acentua.
A analista legislativa da Alece, Aila Maria Leite Pereira, falou da importância de ter o documento ao buscar atendimento. “Gosto de estar atualizada e esta nova carteira é bem mais prática, pois nela já constam todos os nossos documentos”, enfatizou.
Frederico Araripe informa que por se tratar de um novo documento, a nova carteira está sendo entregue, em média, em 30 dias e que a carteira digital só pode ser expedida após o recebimento da impressa. “Na CIN impressa existe um QR-Code pelo qual o cidadão acessará o link para emitir sua carteira digital. Apenas neste formato constarão as informações extras da CIN”, pontua o coordenador.
Como fazer
Cada interessado em conseguir o documento deve procurar um dos postos de atendimento nas Casas do Cidadão da Alece, nos municípios de Barbalha, Maracanaú e, em Fortaleza, nos shoppings Iguatemi e Benfica. Para estar apto, a pessoa precisa estar com seu CPF regular na Receita Federal. A primeira via da CIN será gratuita para todos.
Os documentos exigidos para a emissão são: CPF, certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento (para casados, separados, divorciados e viúvos). Frederico ressalta que também é necessário um comprovante atual de endereço, pois na nova carteira é usado o CEP da rua, não sendo possível usar o CEP geral do Estado. Todos os documentos devem ser apresentados em original e cópia.
Todos os atendimentos são realizados por meio de agendamentos, que podem ser feitos no link http://tinyurl.com/mr2t87p7
Outros serviços
Frederico Araripe informou que, além da emissão da nova CIN, a Casa do Cidadão da Alece emite a carteira de trabalho digital, declaração de antecedentes criminais (para identidades emitidas no Ceará a partir de 1990) e serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), como biometria, certidões, inscrição, mesário, eleitores com deficiência ou mobilidade, reimpressão de título de leitor, revisão de dados, transferências e regularização de ausência às urnas.
Serviço
A Casa do Cidadão da Alece atende no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece), na avenida Pontes Vieira, 2348. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 85.3277.2782 e 3277.2786, ou pelo e-mail casadocidadao@al.ce.gov.br .
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Presidente da Alece e deputadas iniciam planejamento para programação do mês da mulher
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), a primeira-dama Tainah Marinho, a secretária das Mu...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece