Codins

Cartilha da Qualidade da Alece destaca conjunto de práticas para melhores resultados

Por Paulo Veras
28/05/2025 09:00 | Atualizado há 23 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

Você sabia que a Alece possui uma Cartilha da Qualidade? O manual, produzido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), busca divulgar e fortalecer o entendimento sobre o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), além de padronizar conceitos importantes e incentivar o comprometimento com a qualidade.

“A ideia de criar a Cartilha da Qualidade surgiu como uma forma de explicar, de maneira simples e direta, como algumas áreas da Assembleia organizam seu trabalho para alcançar melhores resultados”, afirma Leonardo Lima, orientador da Célula de Gestão da Qualidade da Codins.

Segundo ele, essas áreas seguem um conjunto de práticas que ajudam a planejar as atividades, prestar um bom atendimento e buscar melhorias constantes nos serviços que oferecem.

Sistema de Gestão de Qualidade

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é um conjunto de processos e práticas adotadas por uma organização para garantir que seus produtos ou serviços atendam consistentemente as necessidades e expectativas dos clientes.

O SGQ permite que a organização esteja totalmente alinhada e caminhe na mesma direção, funcionando como uma engrenagem em que todos sabem exatamente o que fazer e como fazer, além da importância de seu papel dentro do processo.

Leonardo Lima explica que essas práticas fazem parte de um modelo reconhecido internacionalmente que orienta as equipes a manterem um padrão de qualidade em tudo o que fazem. 

Ele cita que na Alece, a Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) e o Procon Alece adotam esse sistema e obtiveram a certificação ISO 9001, o que significa que foram avaliados e comprovaram que seguem essas boas práticas de forma consistente.

Divulgar para fortalecer a qualidade

O orientador da Célula de Gestão da Qualidade da Codins explica que divulgar a Cartilha da Qualidade é importante porque ela mostra o compromisso da Alece com a melhoria contínua e a excelência nos serviços prestados pelas áreas certificadas. 

“Compartilhar essas práticas ajuda a fortalecer a cultura da qualidade dentro da instituição e valoriza o trabalho técnico realizado com organização, transparência e eficiência”, assegura.

Leonardo Lima assegura que, mesmo não sendo voltada para todos os setores a Casa, a Cartilha da Qualidade pode servir como referência para qualquer equipe que queira aperfeiçoar suas rotinas de trabalho.

  • Confira aqui a Cartilha da Qualidade: 

 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

 

Veja também