Caravana da Solidariedade começa com grande apoio de servidores e parceiros
Por ALECE09/04/2019 17:11 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
“Doar é amar ao próximo e não diminui sua capacidade de ser. Ao contrário, desperta em nós a gratidão em nossa vida”. Com essas palavras a servidora Maria Ednuzia Gomes agradeceu por participar da Caravana da Solidariedade, que partiu na manhã desta terça-feira (09/04) com os servidores e parceiros da Casa.
“A campanha de sensibilização dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará para doação de sangue, realizada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) já pode ser considerada um sucesso”. A declaração é do diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, que agradeceu a todos os participantes que se cadastraram e foram ao Hemoce para a coleta de sangue.
Ele diz ainda que “a idéia foi sensibilizar aos servidores e parceiros da Assembleia para se engajarem na doação de sangue como uma forma de ajudar ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) neste período que antecede a Semana Santa, quando a demanda por sangue é maior, e deu muito certo”. Luís Edson lembra que o Hemoce sempre está precisando de voluntários. “Juntos fazemos nossa parte”, reitera.
“Acreditamos que a campanha já é sucesso e esperamos contar com todos a se fazer presentes também amanhã (10/04), no segundo dia da campanha”, afirma Myrna Menezes que também está à frente da campanha com Renata Leandro da Assessoria Administrativa da Casa. “Amanhã, no mesmo horário (9 horas), estaremos com a Caravana da Solidariedade para levar os voluntários que se cadastraram no período da manhã até ao Hemoce, onde ocorrerá a coleta. Depois de concluída a ação, o transporte trará os servidores de volta a Assembleia”, lembra Renata.
Doando para viver
Francisco das Chagas Vieira (Tiaguinho), que trabalha na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no anexo II, garantiu que participará da doação de sangue em outras oportunidades por entender que o ato permite a inclusão. “Doar para viver. Podemos estar salvando vidas com esse ato, além de ser uma ação de amor ao próximo”, esclarece.
Joselda Alves Prado, que trabalha no anexo I, é doadora desde os 20 anos de idade e levou esse gesto para toda a família. “Casei e levei para meu esposo e filhos esse ato de amor. Sou doadora de carteirinha” afirma. Vale lembrar que esta ação conta também com o apoio da Associação dos Servidores do Poder Legislativo (Assalce) e Núcleo de Comunicação Interna.
Serviço
Para manter um estoque considerado razoável e capaz de suprir as necessidades da rede hospitalar pública do Estado, o Hemoce precisa de mil bolsas de sangue distribuídas entre os fatores Rh positivo e negativo. Normalmente o fator negativo é o que mais preocupa, por ser mais raro.
Para ser doador de sangue é preciso:
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Pesar acima de 50 kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
- Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS