Campanha "Eu sou Alece 2030" terá segundo encontro
Por Júlio Sonsol27/10/2023 15:04 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, promove, nesta terça-feira (31/10), o segundo encontro da campanha "Eu sou Alece 2030".
Com o tema ''Eu sou Alece 2030", o evento será realizado a partir das 9 horas, no no hall do primeiro andar do Anexo II da Casa (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). Os interessados em participar da atividade devem realizar inscrição por meio do link https://doity.com.br/eu-sou-alece-2030-segundo-encontro .
O segundo encontro da campanha contará com a participação da primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, da titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce Monteiro, e da controladora da Assembleia, Sílvia Correia. Na oportunidade serão apresentados resultados dos órgãos que compõem o Comitê Técnico Setorial de Pesquisa e Memória.
O colegiado é formado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e Programa Alcance.
Programação
A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, Heline Joyce Monteiro, fará uma explicação sobre os cinco comitês técnicos setoriais da Assembleia: Legislativo, Administrativo e Financeiro, de Responsabilidade Social, de Promoção à Cidadania e de Pesquisa, Educação e Memória.
Também haverá uma roda de conversa formada por Cristiane Leitão, que também é líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece; deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), presidente da Unipace; Lídia Lourinho, diretora acadêmica da Unipace; Silvia Helena Correia, controladora da Alece e, Patrícia Becker, diretora do Núcleo de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral.
De acordo com Heline Joyce, os colegiados foram criados por meio da Portaria nº 315/2023, com o objetivo de fortalecer a implantação da governança no Poder Legislativo estadual e facilitar o monitoramento das principais atividades e projetos estratégicos dos órgãos. ''Por meio deles, os gestores dos órgãos que não estão no Comitê de Gestão Estratégica (Coge) se atualizam sobre as principais deliberações deste e, além disso, discutem as principais questões afetas às suas atividades. Assim, a informação se dissemina de forma horizontal. São instâncias de participação e de tomada de decisões táticas e operacionais que afetem o alcance dos objetivos institucionais'', acentua.
A controladora da Assembleia, Sílvia Helena Correia, ressalta que o principal objetivo dos encontros setoriais é o de conscientizar os órgãos que integram os comitês técnicos setoriais a importância da atuação desses colegiados no sentido de implantar o modelo de governança, bem como de monitorar e avaliar o programa Alece 2030.
''Estaremos com órgãos de primeira e segunda linhas que integram os comitês. Cada colegiado vai apresentar a forma como está trabalhando e os seus resultados. Será um momento muito rico, porque recebemos essa metodologia de indicadores da Fundação da Dom Cabral, mas precisamos sempre revisitá-la. É fundamental que os comitês atuem como braços do Coge para fortalecer a governança da Assembleia'', explica.
Saiba mais
Lançada em agosto deste ano, a campanha "Eu sou Alece 2030" objetiva trabalhar o pertencimento dos servidores e colaboradores da Assembleia como sujeitos ativos para o alcance da visão de futuro da Casa, que é a de ser referência de Parlamento Aberto para o fortalecimento da democracia.
A campanha Eu Sou Alece 2030 é um convite para que todos se engajem, conheçam os projetos, proponham outros, participem dos Comitês Técnicos Setoriais e sejam multiplicadores das boas práticas na Casa.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032