Assalce

Café e Lazer retoma atividades

Por Júlio Sonsol
01/08/2023 15:12 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Atividade é promovida regularmente, no início de cada mês Atividade é promovida regularmente, no início de cada mês - Foto: Paulo Rocha

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) realizou, nesta terça-feira (01/08), nova edição do projeto Café e Lazer, do Programa Casulo Bem-Estar, que reúne servidores e servidoras aposentados. A atividade, desenvolvida pelo Projeto Casulo, promove regularmente a atividade entre estes servidores. Nesta oportunidade, o tema levado aos participantes foi "Faça sua vida com arte".

A servidora Jacqueline Nóbrega, coordenadora do programa Casulo, observa que o Café e Lazer é sempre um momento de reencontro para servidoras e servidores que já não estão na ativa ou próximos da aposentadoria. "A intenção é que ao vir pegar seus contracheques, servidores e servidoras aposentadas reencontrem amigos e se confraternizem", acentua. O servidor Elmiro Ribeiro, que é músico e pintor, fez a apresentação do tema, apresentando noções sobre ritmos de pandeiro.

A coordenadora ressalta que a arte traz para todas as pessoas uma sensibilidade em todos os campos da vida humana. "Por isso é importante falar sobre a criatividade, citar artes modernas e antigas, artes cênicas, entre outras", acentua. Ela frisa que na Assalce há um verdadeiro celeiro de artistas, que coordenam oficinas e trabalhos que envolvem as artes. "Vamos sensibilizar este público idoso com estas atividades que envolvem também a dança, música e artes plásticas", adianta.

Motivação

De acordo com Jacqueline Nóbrega, o trabalho com a arte vai motivando a criatividade e um movimento lúdico para a vida de todos. "Assm, eles vão pensar e saber que podem construir algo bonito para si e para outras pessoas", entende. Para a coordenadora, a dedicação às artes não tem idade. Segundo ela, em qualquer fase da vida é possível se dedicar ao mundo artístico. "O idoso pode aprender em qualquer momento. É necessário um acompanhamento para saber o limite, mas, segundo a neurociência, não há idade para parar de aprender", afirma.

Ela avisa que para se se voltar às artes é necessário tão somente haver o interesse e a motivação. "O grupo todo trabalhando em cima de um tema vai motivando até quem não gosta. A arte encanta e veio para suprir coisas que o ser humano não tem domínio. A gente cria, a gente sonha. O que seria de nós sem a arte?", indaga.

Participantes da atividade receberam noções de pandeiro do servidor Elmiro Ribeiro - Foto: Paulo Rocha

Noções de pandeiro

Elmiro Ribeiro trouxe para o encontro noções básicas de pandeiro, tratando da história do instrumento. "Ele é super versátil, fácil de transportar. Foi trazido pelos portugueses para o Brasil e foi adaptado à nossa realidade", afirmou no evento. O artista também explicou que no passado, o pandeiro era tocado majoritariamente pelas mulheres.

"O pandeiro também foi incrementado aqui, recebendo as platinelas, que são os guizos laterais", disse Elmiro Ribeiro. Ela acrescentou que o instrumento é muito influente na música brasileira, notadamente nos ritmos de samba e chorinho. Durante o encontro, ele mostrou aos participantes movimentos básicos do instrumento.

Serviço: O programa Casulo Bem Estar e Qualidade de vida realiza no primeiro dia útil de cada mês a atividade Café e Lazer. A ação é voltada para servidores próximos à aposentadoria ou aposentados. Para participar, é só comparecer à sede da entidade (rua João Emídio Silveira, 198, bairro Dionísio Torres), a partir das 9h30min.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também