1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar

Bombeiros alertam para necessidade de se manter saídas de emergência desobstruídas

Por ALECE
10/12/2020 13:06 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Tenente coronel Emerson Bastos traz orientações sobre procedimentos relativos a saídas de emergência em casos de incêndios Tenente coronel Emerson Bastos traz orientações sobre procedimentos relativos a saídas de emergência em casos de incêndios - Foto: Divulgação

A prevenção é a medida mais efetiva para evitar incêndios. Mas mesmo com todas as ações preventivas adotadas, um simples descuido pode ocasionar um desastre. É o que explica o tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará. Ele salienta que a corporação tem excelência em avaliar projetos contra incêndios e realiza constantemente vistorias técnicas, com o objetivo de minimizar a possibilidade de sinistros.

“A utópica impressão de estarmos todos seguros poderá nos levar a relaxar na prevenção e por isso poderemos cometer falhas que poderão desencadear desastres. Um exemplo perigoso disso é a obstrução de saídas de emergência de edificações que, em meio ao pânico durante uma necessidade real, poderá provocar dificuldades na evacuação de pessoas e causar acidentes secundários”, alerta.

A obstrução desses caminhos alternativos é proibida por lei, conforme acentua o tenente coronel. Assim, ele recomenda que ninguém utilize essas rotas como ambiente de depósito de bicicletas, carrinhos, lixeirasou qualquer outro entulho que possa atrapalhar a passagem de pessoas ou, pior, também entrar em combustão.

“É preciso que todos colaborem. Conservem as escadas de incêndio desobstruídas, para evitar que em momento de pânico objetos indesejáveis atrapalhem a passagem das pessoas ou causem outros acidentes. Em nenhuma hipótese feche ou dificulte a abertura ou obstrua as portas de emergência pelo lado de fora”, orienta.

O subcomandante alerta ainda que as rotas de fugas permitem que as pessoas dentro de uma edificação tenham passagem para alcançar a rua em situação de perigo e salvar a própria vida. “É importante conhecer a rota de fuga do seu trabalho e do prédio em que você reside. Saber o caminho a seguir em momentos críticos facilita o seu salvamento e o de todos”, assegura.

Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos através do email 7cia1bbm@cb.ce.gov.br ou pelos telefones (85)98758.8880 ou (85)3277.2935.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Veja também