Auditório Deputado João Frederico sediou sessões plenárias da Alece de julho a outubro
Por Júlio Sonsol07/11/2024 15:01 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará retornou ao Plenário 13 de Maio, nesta quarta-feira (06/11), com sua estrutura recuperada, após o incêndio ocorrido em 20 de junho passado. Desde então, de julho a outubro, as sessões plenárias foram realizadas, de forma híbrida (presencial e remota), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes do prédio do Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). As atividades foram iniciadas no equipamento no dia 2 de julho.
O diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão, revelou que logo após o incidente em junho, que não registrou vítimas fatais, os setores da Casa responsáveis pelo pleno funcionamento do Poder Legislativo estiveram reunidos para encontrar soluções e permitir que as atividades fossem regulamente mantidas.
"Logo no dia seguinte ao acontecimento, estávamos todos os representantes do Departamento Legislativo, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Comunicação Social, Departamentos de Engenharia e Administrativo já empenhados para que não houvesse nenhuma quebra das atividades da Assembleia Legislativa", recordou.
Auditório também sediou sessões solenes - Foto: Máximo Moura
Conforme afirmou o diretor, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), juntamente com a Mesa Diretora e líderes partidários, resolveu que as sessões seriam virtuais na primeira semana, sendo posteriormente realizadas sessões híbridas. "Tivemos a possibilidade de organizar e passamos praticamente três meses, tendo em vista que veio o recesso de julho, debatendo as matérias e discutindo temas, com realização de reuniões das comissões técnicas às segundas-feiras", apontou.
Graças a este esforço, segundo apontou Carlos Alberto Aragão, apenas quatro matérias aguardam tramitação, e a pauta está praticamente limpa. "São proposições que já foram lidas nessa semana. Então, graça a Deus, não houve prejuízo em relação a matérias de outros poderes, ou apresentadas pelos deputados, mesmo com sessões realizadas somente às terças-feiras", apontou.
Tranquilidade
Na compreensão do diretor do Departamento Legislativo, o retorno ao Plenário 13 de Maio dará mais tranquilidade às sessões plenárias, porque é melhor estruturado do que o auditório para onde foram transferidas temporariamente as atividades "A estrutura do auditório não tem o mesmo formato de um plenário legislativo. Então, é emocionante este momento em que assistimos o retorno à normalidade das sessões plenárias", afirmou.
Isso significa que até o recesso, acontecerão sessões ordinárias às terças, quartas e quintas-feiras, ficando as sextas-feiras reservadas às sessões solenes. "A Casa já retoma o seu ritmo normal dos trabalhos, faltando praticamente 50 dias para os términos dos trabalhos do período legislativo", pontuou.
Saiba mais
Inaugurado em 13 de maio de 1977, durante a Ditadura Militar, juntamente com o Palácio Deputado Adauto Bezerra, o Plenário 13 de Maio foi assim batizado em homenagem à data histórica que marca a sanção Lei Áurea (Lei n.º 3 353, de 13 de maio de 1888), que oficializou a libertação de pessoas escravizadas no Brasil.
A inauguração da nova sede marcou a transferência do Poder Legislativo do antigo Palácio José Martiniano de Alencar, no Centro de Fortaleza, para o bairro Dionísio Torres.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Presidente da Alece e deputadas iniciam planejamento para programação do mês da mulher
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), a primeira-dama Tainah Marinho, a secretária das Mu...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece