Assembleia apoia campanha Julho Verde de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Por ALECE23/07/2019 13:17
Compartilhe esta notícia:
Quem transitar pelas proximidades do Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa vai perceber um tom verde em suas paredes de concreto. o prédio do Poder Legislativo do Ceará está iluminado em alusão à campanha do Julho Verde, mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
Na AL, o ponto de maior destaque da ação é a área externa do Plenário 13 de Maio, que ganhou a cor verde no acesso pela avenida Desembargador Moreira. A iluminação permanece até o dia 31 de julho.
A solicitação foi feita no Ceará pela Associação Nossa Casa. Nacionalmente, a campanha, que está em seu terceiro ano, é coordenada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil). Neste ano, o tema escolhido é: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”.
Segundo a entidade, o Julho Verde é uma atividade estratégica para divulgar informações sobre a doença que pode acontecer com qualquer pessoa, uma vez que os fatores de risco estão no nosso dia a dia como tabagismo em todas as suas modalidades, consumo de bebidas alcoólicas independente da periodicidade e volume ingerido e as infecções por HPV por meio das relações sexuais.
Os números de novos casos da doença são alarmantes. O Instituto Nacional de Câncer Instituto Nacional de Câncer indica que o Brasil registra 41 mil novos casos desses tumores anualmente, por isso cresce a importância da campanha que visa prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação adequados no Brasil, destaca a associação.
Fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas são o principal alvo, mas a frequência do diagnóstico prevalece nos indivíduos jovens (menores que 45 anos), com tumores originados pelo HPV (Human Papiloma Virus), ou vírus do papiloma humano, doença sexualmente transmissível mais comum no mundo.
Como qualquer outra doença, o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. A descoberta tardia, que ocorre em 60% dos casos, é um dos principais problemas e que acaba deixando sequelas no paciente.
A campanha também foi tema de audiência pública realizada, no último dia 15, pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, atendendo a proposta da deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Na ocasião, ela defendeu a instituição da Campanha Julho Verde em âmbito do Estado do Ceará.
Com Agência Assembleia
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Pré-cadastro presencial para restaurante Sesc-CE contempla servidores e terceirizados
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Administração e em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE...
Autor: Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da Alece