“Anora”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, chega aos cinemas
Por Salomão de Castro22/01/2025 09:57 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:
Estreia nesta quinta-feira (23/01) nos cinemas de Fortaleza e de todo o País um dos filmes mais festejados da atual temporada. Trata-se de “Anora”, comédia dramática comandada pelo diretor, roteirista e montador Sean Baker (o mesmo de “Projeto Flórida”). O longa se notabilizou ao vencer a Palma de Ouro (melhor filme) no Festival de Cannes, na França, em 2024.
Na trama ambientada no Brooklyn, em Nova Iorque (Estados Unidos), a stripper Anora – ou Ani, como prefere ser chamada (Mikey Madison) - se envolve com Ivan (Mark Eidelstein), de abastada família russa. Em seu primeiro ato, de vistoso colorido, com ritmo frenético, o encontro entre ambos sugere o evoluir para um romance remetendo a “Uma Linda Mulher” (1990), como que estivéssemos diante de uma versão atualizada do longa estrelado por Julia Roberts e Richard Gere.
Dizer mais seria estragar o muito que “Anora” tem a oferecer, mas é válido destacar que, como em seus filmes anteriores, Sean Baker se mantém fiel à tradição de abordar a desconstrução do “sonho americano”. A certa altura, a personagem-título estará às voltas com um cenário bem diverso daquele que idealizara.
Destaques
É impressionante que estejamos diante de uma condução que lida a todo momento com reversão de expectativas – nossas e de Ani. A euforia inicial cede lugar à tensão e tudo deriva para situações cômicas de forma inesperada, embora esteja em andamento uma construção dramática que fará todo sentido no seu ato final.
São muitos os pontos altos de “Anora”, dentre os quais a direção, o roteiro extremamente inovador e a montagem de ritmo oscilante (alternando momentos frenéticos e mais lentos) – todos a cargo de Sean Baker. Essa montanha-russa emocional funciona de forma extremamente eficaz, em grande parte, devido à atuação de Mikey Madison. Num desempenho que exige dela grande exposição física e emocional, a atriz nunca decepciona.
Em “Anora”, tudo é eloquente: o colorido, a trilha sonora que funciona como um comentário adicional, as explosões emocionais, o humor inesperado e até mesmo os silêncios.
Saiba mais
“Anora” é um dos principais filmes da atual temporada de premiações. No Critics Choice Awards, dos Estados Unidos, é candidato aos prêmios de melhor filme, direção, elenco, atriz (Mikey Madison), ator coadjuvante (Yura Borisov), roteiro original e montagem. Já no SAG Awards, prêmio do Sindicato dos Atores, no mesmo país, foi indicado aos troféus de melhor elenco, atriz (Mikey Madison) e ator coadjuvante (Yura Borisov). No Bafta, o principal prêmio de cinema da Inglaterra, concorre nas categorias de melhor filme, direção, roteiro original, atriz (Mikey Madison), ator coadjuvante (Yura Borisov) e escolha de elenco. É ainda apontado como um dos favoritos ao Oscar 2025, cujas indicações serão divulgadas nesta quinta-feira (23/01).
Serviço: “Anora” (2024). Direção e roteiro: Sean Baker. Elenco: Mikey Madison, Mark Eidelstein e Yura Borisov. Duração: 2h19´. Estreia nesta quinta-feira (23/01) no Cinépolis RioMar (sessões às 14 horas, 17 horas e 20h15min) e no UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza (sessões às 13h40min, 19 horas - a partir de 24/01 - e 21h10min).
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Filmes indicados ao Globo de Ouro 2025 estão disponíveis nos cinemas e plataformas
Foi dada a largada na tradicional temporada de premiações cinematográficas nos Estados Unidos. No dia 9 de dezembro, o Globo de Ouro anunciou seus ind...
Autor: Salomão de Castro e Júlio Sonsol