Amor, cumplicidade e alegria marcam relação de Sílvio Augusto e a mãe Heloísa
Por Narla Lopes e Salomão de Castro19/05/2023 10:34 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Na série de matérias alusivas a maio, mês das mães, o Portal do Servidor compartilha, nesta sexta-feira (19/05), uma história inspiradora de carinho e cumplicidade entre Heloísa Castelo Branco e seu filho, o jornalista e radialista Sílvio Augusto, repórter da Rádio FM Assembleia
“Mas sempre tinha a cama pronta
E rango no fogão
Luz acesa
Me espera no portão
Pra você ver
Que eu tô voltando pra casa
Me vê
Que eu tô voltando pra casa outra vez”
“Casa” – Lulu Santos
Quem acompanha a programação jornalística da Rádio FM Assembleia já é bastante familiarizado com a voz do repórter Sílvio Augusto. Desta vez, no entanto, a pauta se inverte: ele está do outro lado da notícia, para tratar da relação com Heloísa Castelo Branco. “Mãe” é uma palavra relativamente pequena, mas que cabe uma infinidade de significados. Para Sílvio, ela se traduz em amor incondicional, carinho, cumplicidade, alegria, honestidade e gentileza. Resumindo, representa, para ele, a forma mais linda e pura de amor que existe no mundo.
Filho mais velho de uma família com cinco irmãos, Sílvio destaca que Heloísa sempre foi muito presente na vida de todos. “Nos momentos difíceis, sempre se mostrou uma ótima conselheira, além de grande incentivadora do meu trabalho”, testemunha.
Ele relembra um momento específico, em 1994, quando tomou a decisão de seguir a carreira de radialista. Na época, porém, ainda não existia o curso em Fortaleza, somente em Juazeiro do Norte. Foi nesse momento que a determinação de sua mãe entrou em ação. “Ela se empenhou em fazer tudo o que estava ao seu alcance para me ajudar a realizar o sonho, inclusive contando com a ajuda de uma amiga que morava em Juazeiro do Norte”, acentua. No entanto, apesar dos esforços, as circunstâncias não se mostraram favoráveis inicialmente. Infelizmente, seu pai, Sílvio Augusto Couto de Castelo Branco, hoje falecido, não estava muito aberto à ideia de Silvio seguir uma carreira na área da comunicação.
"Acabei fazendo o curso aqui mesmo em Fortaleza, no ano seguinte", acrescenta Sílvio. Para a alegria de dona Heloísa, em pouco tempo ele começou a trabalhar na Rádio Verdes Mares, onde permaneceu por 22 anos, e, posteriormente na FM Assembleia, onde continua até hoje. E mesmo com o desafio de trabalhar durante as madrugadas, Sílvio afirma que sua mãe sempre o apoiou. E, com o tempo, seu pai, que inicialmente se opôs à ideia, acabou concordando e apoiando sua escolha profissional.
Automobilismo: do receio à aceitação
Outra escolha foi marcante na relação entre o radialista e sua mãe. O senso comum de que as mães têm preocupação quando os filhos saem de casa, seja para uma festa, viagem, ou mesmo no trajeto para o trabalho, ganhou um desafio extra na relação de Sílvio e Heloísa.
Sílvio relembra o dia em que comprou sua primeira moto e, temendo a reação de sua mãe, decidiu “escondê-la” na casa de sua namorada. No entanto, mesmo tomando essas precauções, não era possível evitar a chegada em casa com a jaqueta e as botas de motociclista, o que despertou a curiosidade de uma atenta Heloísa.
Sílvio Augusto e Heloísa - Foto: Acervo pessoal
Decorridas algumas noites em que o veículo se estabeleceu definitivamente na vida do repórter, Heloísa finalmente perguntou se ele estava andando de moto. Impossível negar: ele admitiu que estava “dando umas voltinhas”. Com o tempo, Sílvio decidiu chegar em casa com sua motocicleta, e para sua surpresa, os pais reduziram os comentários. “Apenas pediram que eu tivesse muito cuidado”, recorda. “Sempre que vou sair, minha mãe me diz com carinho: ´Tenha cuidado, vá com Deus e que Nossa Senhora te acompanhe´", acentua.
A partida do pai: um novo momento para Sílvio e Heloísa
Após 46 anos de casamento, a partida do marido de dona Heloisa foi um momento de profunda dor não apenas para ela, mas para toda a família. "Eles se conheciam desde a infância e começaram a namorar muito cedo", relata Sílvio. Ele também conta que a falta do companheiro é sentida por ela até hoje, mas admira a força e a determinação de sua mãe. Apesar da tristeza e do vazio após o falecimento do esposo, ela continua sendo um exemplo de amor, apoio e resiliência para ele e seus irmãos.
Sílvio mora com a mãe e sua mulher, a também jornalista Claudia Leite, e destaca que, apesar das circunstâncias, encontra em Heloísa fonte de imensa alegria. "Ela sempre gostou de ver a casa cheia, a família toda reunida, as irmãs, os filhos, netos, os amigos. Às vezes, eu também reúno meus amigos, colegas da Assembleia, do futebol, das motos. Ela adora essa animação", destaca.
"Por tudo isso, gostaria de expressar todo o meu amor por ela e desejar a Deus que lhe conceda muitos anos de vida e muita saúde para que possamos desfrutar de sua presença, força e alegria por muito tempo", enfatiza o radialista.
Sílvio Augusto é jornalista e radialista na Rádio FM Assembleia 96.7. Possui formação acadêmica em radiojornalismo e jornalismo. Além de sua dedicação ao trabalho, também é pai do Gabriel, de 21 anos e um apaixonado por motos e futebol.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Ceasa-CE e Ascece promovem campanha Natal Solidário
O fim do ano chegou, e com ele, a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças que precisam de um motivo a mais para sorrir. Para este Natal,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com assessoria da Ceasa-CE