Departamento Legislativo

Alece retomará atividades do segundo semestre de 2024 com mudanças nas bancadas

Por Paulo Veras
25/07/2024 10:21 | Atualizado há 1 mês

Várias bancadas tiveram alterações pontuais no período Várias bancadas tiveram alterações pontuais no período - Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) retomará suas atividades de 2024 no dia 1º de agosto, após o recesso parlamentar, iniciando assim as atividades plenárias no segundo semestre do ano. A composição do Poder Legislativo estadual passou por mudanças durante o primeiro semestre, em virtude de licença de alguns parlamentares e mesmo por alterações nas composições partidárias.

A maior bancada da Alece permanece reunida no bloco parlamentar formado por PT, PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania, com 15 integrantes. São eles Evandro Leitão (PT), De Assis Diniz (PT), Fernando Santana (PT), Jô Farias (PT), Júlio César Filho (PT), Larissa Gaspar (PT), Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT), Nizo Costa (PT), Gabriella Aguiar (PSD), Simão Pedro (PSD), Fernando Hugo (PSD), Emília Pessoa (PSDB), Alysson Aguiar (PCdoB) e Luana Régia (Cidadania).

A segunda maior bancada continua sendo a do PDT, com os deputados Antonio Henrique, Cláudio Pinho, Lia Gomes, Lucinildo Frota, Marcos Sobreira, Jeová Mota, Osmar Baquit, Queiroz Filho, Romeu Aldigueri, Sérgio Aguiar, Antonio Granja, Bruno Pedrosa e Guilherme Bismarck, totalizando 13 representantes.

Uma das alterações se deu com a saída do deputado Lucinildo Frota do PMN, que deixou de ter representação na Casa. Até então, o partido integrava o bloco formado por PT, PCdoB, PSD, PSDB e Cidadania. Lucinildo Frota passou a integrar a bancada do PDT, a segunda maior da Alece.

Demais bancadas

Em seguida, estão as bancadas do União Brasil e PL, com quatro integrantes: o primeiro tem como representantes na Alece os deputados Dr. Oscar Rodrigues, Felipe Mota, Firmo Camurça e Sargento Reginauro. O PL está representado por Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Drª. Silvana e Marta Gonçalves. Outros dois partidos têm três deputados cada: MDB (Agenor Neto, Danniel Oliveira e Davi de Raimundão) e Progressistas (João Jaime, Leonardo Pinheiro e Almir Bié).

Na atual composição, o partido Republicanos tem dois deputados na Alece: David Durand e Evaldo Costa. Os deputados Renato Roseno (Psol) e Tomaz Holanda (Avante) são os únicos representantes dos seus partidos na Casa.

Atualmente, há nove deputados titulares licenciados. Entre estes, quatro ocupam secretarias na gestão do governador Elmano de Freitas (PT): Moisés Braz (PT), Oriel Filho (PDT), Salmito (PDT) e Zezinho Albuquerque (Progressistas). Os demais são Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), Guilherme Landim (PDT), Juliana Lucena (PT), Lucílvio Girão (PSD) e Stuart Castro (Avante)

Edição: Júlio Sonsol