Malce - Memorial Pontes Neto

Alece promove roda de conversa sobre 60 anos do golpe militar nesta segunda-feira (08/04)

Por Julyana Brasileiro
03/04/2024 14:02 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Atividade será realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Alece Atividade será realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Alece - Arte: Publicidade/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realiza, nesta segunda-feira (08/04), roda de conversa sobre o tema ''60 anos do golpe militar no Brasil: lembrar para que não se repita''.

Conforme a organização do evento, a iniciativa tem como objetivo relembrar as violações de direitos ocasionadas pelo regime antidemocrático que se instaurou no País em 1964, causando impactos que reverberam até os dias de hoje na sociedade brasileira, bem como  abordar as políticas de reparação pelo estado brasileiro.

O evento será  realizado às 14h30min, na sede da Assembleia Legislativa, nos auditórios 1 e 3, do Complexo das Comissões Técnicas da Casa.

Preservação e disseminação da história política

De acordo com o coordenador do Memorial Deputado Pontes Neto, Paulo Roberto Nunes, o equipamento tem como sua missão trabalhar para que a história da política cearense seja não apenas preservada, como também disseminada por meio de rodas de conversa e demais iniciativas.

"A história do Poder Legislativo cearense é parte essencial da história política do nosso estado. Disseminar informação é fundamental para que a sociedade, ao conhecê-la, possa ter melhores condições de reflexão e consciência quanto aos seus direitos e deveres.  A Alece vivenciou  concretamente  consequências do regime de ditadura militar com a cassação de deputados estaduais eleitos pela sociedade cearense na época'', acentua.

Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce, durante atividade do projeto “O Parlamento e sua História” - Foto: Paulo Rocha

O coordenador do Malce recorda que o  Poder Legislativo cearense foi um dos mais afetados com as mudanças antidemocráticas. No estado do Ceará, no dia 10 de abril de 1964, seis deputados estaduais cearenses foram cassados por motivos políticos: Raimundo Ivan, José Pontes Neto, Amadeu Arrais, José Fiúza Gomes, Aníbal Fernandes Bonavides e Blanchard Girão. Após as formalidades das cassações serem realizadas, todos foram presos no 23° Batalhão de Caçadores.

Saiba mais

O  tema  dos 60 anos do golpe militar  será  tratado por pessoas que de algum modo têm relação com o contexto histórico, como pesquisadores ou personagens que ao  longo  do tempo sofreram  efeitos e consequências  das práticas   e políticas definidas nesse período da ditadura. Um dos participantes é Valter Pinheiro, ex-preso político, anistiado pela Comissão Nacional da Anistia e pela Comissão Estadual da Anistia Wanda Sidou.

Também participam da roda de conversa David Oliveira, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Lúcia Alencar, membro do Conselho da Coalizão Nacional  Memória, Verdade, Justiça e Reparação e do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil a Comissão de Anistia Nacional (CASC).

Arte: Publicidade/Alece

O encontro contará com a mediação do doutor em Sociologia  e coordenador do doutorado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Emanuel Freitas. Ele é também um dos coordenadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Parlamento Aberto e Democracia (Neppad), da Unipace.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também