Servidoras participam de visita guiada à exposição Fragmentos- Ecos da Essência Feminina
Por Julio Sonsol28/03/2025 13:58 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:

As servidoras que atuam na zeladoria da Alece tiveram um momento diferente na rotina de trabalho nesta sexta-feira (28/03) ao participarem de visita guiada à exposição “Fragmentos- Ecos da Essência Feminina”, que ocupa o Hall de exposições da Casa.
Promovida pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), a atividade levou um grupo de servidoras a conhecerem a mostra com a artista plástica e curadora do evento, Anete Mendonça. A exposição foi lançada no dia 10 de março como parte das comemorações do Mês da Mulher e segue até o dia 15 de abril.
Durante a visita, a curadora Anete Mendonça apresentou às participantes os significados de 40 quadros e três esculturas que integram a exposição, que contempla o trabalho de 21 artistas.
Visita guiada à exposição reuniu mulheres que atuam na zeladoria da Alece. Foto: Pedro Albuquerque.
O orientador da Célula Educativa do Malce, Mateus Django, explicou que é de extrema importância possibilitar aos funcionários e funcionárias da Alece uma aproximação aos acervos permanente e temporário da Casa. "Isso proporciona aos visitantes um momento lúdico e educativo dentro da própria rotina do trabalho", destacou.
De acordo com Mateus Django, a exposição é voltada principalmente para o público feminino e o grupo de servidoras teve a oportunidade de ter uma fruição com a curadora da exposição e, dessa forma, "puderam ter uma melhor compreensão dos trabalho artísticos apresentados".
Conforme salientou o orientador, qualquer outro setor da Casa que quiser também fazer esta visita com mediação é possível, basta entrar em contato com o Malce e solicitar agendamento. A visitação à mostra temporária e à exposição permanente também está disponível a todo o público.
A servidora Lucimar Gomes Ferreira, que acompanhou a visita, disse estar se sentindo uma mulher valorizada ao ter este convite para participar de uma exposição do Malce. "Muito interessante percorrer o espaço com a curadora explicando para nós essas coisas de mulher. Estou realmente achando tudo isso muito bom", disse.
Visibilidade
Anete Mendonça informou que esta é a terceira edição da exposição Fragmentos e a primeira na Assembleia Legislativa. "Na pluralidade do ser mulher, estamos trazendo essa homenagem para o Mês Internacional da Mulher, para que todos tenham essa visibilidade sobre a importância do feminino", comentou.
Exposição segue até o dia 15 de abril na Alece. Foto: Pedro Albuquerque.
Ela esclareceu que o principal eixo da exposição são as reminiscências afetivas expressas nas obras de arte pelas autoras, com quem tem conexão, mesmo morando em cidades diferentes. "Eu vejo a importância da conexão através da arte. Então eu conheço vários artistas de vários estados do Brasil e também de fora do país", disse.
A artista e curadora Anete Mendonça destacou a atenção recebida pela coordenação do Malce ara a realização da exposição na Casa do Povo. "A mostra também foi muito bem acolhida pela primeira-dama Tainah Marinho e pelo presidente, deputado Romeu Aldigueri. Para mim está sendo uma honra realizar a exposição neste espaço", afirmou.
Para entrar em contato com o Malce
Para agendar visitas mediadas ou participação no projeto Sextou no Malce, os servidores devem procurar o setor administrativo do Malce, no prédio principal da Alece. O contato também pode ser feito via e-mail: memorial@al.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 e (85) 9878-03142 (WhatsApp).
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

O Parlamento e Sua História: 14 anos aproximando a sociedade do Legislativo
O programa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) “O Parlamento e Sua História” completa, nesta terça-feira (15/04), 14 anos de existênc...
Autor: Giovanna Munhoz/Agência de Notícias da Alece
Servidores do curso Em Rodas de Biblioterapia da Assalce participam do Sextou no Malce
Uma imersão nos 190 anos de história da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é proporcionada pela ação Sextou no Malce, que chegou a sua 12ª ediç...
Autor: Julio Sonsol