Malce - Memorial Pontes Neto

Servidoras participam de visita guiada à exposição Fragmentos- Ecos da Essência Feminina

Por Julio Sonsol
28/03/2025 13:58 | Atualizado há 4 dias

Compartilhe esta notícia:

Exposição faz parte da programação do mês das mulheres na Alece Exposição faz parte da programação do mês das mulheres na Alece - Foto: Pedro Albuquerque

As servidoras que atuam na zeladoria da Alece tiveram um momento diferente na rotina de trabalho nesta sexta-feira (28/03) ao participarem de visita guiada à exposição “Fragmentos- Ecos da Essência Feminina”, que ocupa o Hall de exposições da Casa.

Promovida pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), a atividade levou um grupo de servidoras a conhecerem a mostra com a artista plástica e curadora do evento, Anete Mendonça. A exposição foi lançada no dia 10 de março como parte das comemorações do Mês da Mulher e segue até o dia 15 de abril.

Durante a visita, a curadora Anete Mendonça apresentou às participantes os significados de 40 quadros e três esculturas que integram a exposição, que contempla o trabalho de 21 artistas.

Visita guiada à exposição reuniu mulheres que atuam na zeladoria da Alece. Foto: Pedro Albuquerque.

O orientador da Célula Educativa do Malce, Mateus Django, explicou que é de extrema importância possibilitar aos funcionários e funcionárias da Alece uma aproximação aos acervos permanente e temporário da Casa. "Isso proporciona aos visitantes um momento lúdico e educativo dentro da própria rotina do trabalho", destacou. 

De acordo com Mateus Django, a exposição é voltada principalmente para o público feminino e o grupo de servidoras teve a oportunidade de ter uma fruição com a curadora da exposição e, dessa forma, "puderam ter uma melhor compreensão dos trabalho artísticos  apresentados". 

Conforme salientou o orientador, qualquer outro setor da Casa que quiser também fazer esta visita com mediação é possível, basta entrar em contato com o Malce e solicitar agendamento. A visitação à mostra temporária e à exposição permanente também está disponível a todo o público.

A servidora Lucimar Gomes Ferreira, que acompanhou a visita, disse estar se sentindo uma mulher valorizada ao ter este convite para participar de uma exposição do Malce. "Muito interessante percorrer o espaço com a curadora explicando para nós essas coisas de mulher. Estou realmente achando tudo isso muito bom", disse. 

Visibilidade

Anete Mendonça informou que esta é a terceira edição da exposição Fragmentos e a primeira na Assembleia Legislativa. "Na pluralidade do ser mulher, estamos trazendo essa homenagem para o Mês Internacional da Mulher, para que todos tenham essa visibilidade sobre a importância do feminino", comentou. 

Exposição segue até o dia 15 de abril na Alece. Foto: Pedro Albuquerque.

Ela esclareceu que o principal eixo da exposição são as reminiscências afetivas expressas nas obras de arte pelas autoras, com quem tem conexão, mesmo morando em cidades diferentes. "Eu vejo a importância da conexão através da arte. Então eu conheço vários artistas de vários estados do Brasil e também de fora do país", disse.

A artista e curadora Anete Mendonça destacou a atenção recebida pela coordenação do Malce ara a realização da exposição na Casa do Povo. "A mostra também foi muito bem acolhida pela primeira-dama Tainah Marinho e pelo presidente, deputado Romeu Aldigueri. Para mim está sendo uma honra realizar a exposição neste espaço", afirmou.

Para entrar em contato com o Malce

Para agendar visitas mediadas ou participação no projeto Sextou no Malce, os servidores devem procurar o setor administrativo do Malce, no prédio principal da Alece. O contato também pode ser feito via e-mail: memorial@al.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 e (85) 9878-03142 (WhatsApp).

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também