Departamento Legislativo

Alece participa de debates sobre cenário pós-pandemia em conferência nacional da Unale

Por ALECE
25/11/2021 18:41

Compartilhe esta notícia:

Deputados estaduais e servidores da Alece durante a Conferência Deputados estaduais e servidores da Alece durante a Conferência - Foto: Divulgação/Alece

Deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa do Ceará estiveram em Campo Grande (MS), nesta quarta (24/11) e quinta-feira (25/11), participando da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento, que prossegue até sexta-feira (26/11), marca os 25 anos da entidade e promoveu um debate sobre o protagonismo dos parlamentos estaduais no cenário pós-pandemia da Covid-19.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), e o secretário geral da Unale no Ceará, deputado Sérgio Aguiar (PDT), participaram das atividades de quarta e quinta-feira, bem como a primeira-dama da Alece e presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Cristiane Leitão, as servidoras Isabel Chaves e Bruna Rolim (Ouvidoria Parlamentar), Sílvia Correia (controladora do Poder Legislativo), Natércia Rios, Geene Diógenes e Thaílla Castro (Departamento de Gestão de Pessoas - DGP), e o servidor Édipo Oliveira (Controladoria).

"Essa troca de experiência com diversos parlamentares do Brasil é extremamente importante para o debate sobre as perspectivas do País neste momento em que estamos avançando contra o Coronavírus", afirmou o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, que participou da abertura da Conferência e acompanhou a programação do evento nesta quarta-feira.

"Nós da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará criamos protocolo de biossegurança para a retomada dos trabalhos e estamos dia a dia apreciando matérias e desenvolvendo projetos para viabilizar o retorno às atividades de forma segura", complementou.

O presidente Evandro Leitão participou da reunião do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. No encontro, ele destacou a atuação do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece junto aos servidores e à população situada no entorno da Alece no período da pandemia. "Tivemos o cuidado de ter um novo olhar para os nossos servidores, porque todos fomos afetados, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, na nossa saúde", afirmou.

Redesenho

O deputado estadual e secretário da Unale no Ceará, Sérgio Aguiar (PDT), destacou que o evento procura redesenhar os caminhos do parlamento, fazendo com que a interação entre cada um dos parlamentos estaduais fortaleça o papel do parlamento junto à sociedade brasileira.

"É assim que a Unale se torna protagonista nessa discussão de fazer com que os legislativos estaduais procurem cada vez mais estarem andando pari passu com aquilo que a sociedade deseja, almeja e necessita e, principalmente, com o que a sociedade deseja de nós parlamentares", afirmou.

Temas em discussão

Em paralelo à Conferência da Unale, ocorreu o IV Encontro Nacional da Rede Legislativa de Governança e Gestão, oportunidade em que a controladora da Alece, Sílvia Correia, apresentou o modelo de gestão de riscos da Casa. Segundo afirmou, é utilizada uma metodologia para mitigar riscos e tratar falhas ou fragilidades apontadas pelo Controle Interno e Controle Externo. "Foi importante compartilhar nossa experiência com as outras Assembleias, para a gente ver que está no caminho certo e assim aprimorar cada vez mais nosso modelo de gestão", afirmou.

A presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearease (MMLC), Cristiane Leitão, também participou da programação da conferência. "Essa troca de experiências é muito importante para perceber que o Parlamento Cearense é protagonista e inovador em muitas áreas, em especial no que se refere à responsabilidade social", afirmou.

A servidora Natércia Rios, da DGP, destacou que a participação da Alece foi importante no encontro das Assembleias. "Participamos de eventos e discussões junto a outros estados e de painéis, havendo muita troca de ideias", apontou, destacando as experiências positivas que identificou. "Consequentemente, conhecemos ideias inovadoras, que vão contribuir para o desenvolvimento e o desempenho da Assembleia do Ceará", afirmou.

Isabel Chaves, da Ouvidoria Parlamentar, destacou a importância da participação do setor no evento. "Foi possível conhecer experiências, passar nossas experiências e trocar conhecimentos", apontou. Ela destacou a participação em painéis destinados às Ouvidorias, quando ouvidores apresentaram suas metodologias de trabalho e resultados obtidos.

SC, com Assessoria de Imprensa da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também