Inesp

Alece lança "Manual da Saúde Vocal" e comemora Dia do Fonoaudiólogo

Por Paulo Veras
10/12/2024 15:16 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, destacou a importância do Manual Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, destacou a importância do Manual - Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), lançou, nesta terça-feira (10/12), o "Manual de Saúde Vocal". O evento foi realizado no auditório Lucila Bomfim, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). Na ocasião, foi também comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, transcorrido em 9 de dezembro.

Participaram da atividade a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, o diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, bem como os autores do Manual, as fonoaudiólogas Socorro Timbó, orientadora da Célula de Fonoaudiologia, e Lídia Lourinho, diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e o fonoaudiólogo Henrique Martins, além das demais fonoaudiólogas do DSAS.

No início do evento os fonoaudiólogos receberam um certificado, flores e uma luz representando sua capacidade de “acender” a vida das pessoas por meio do exercício de sua profissão. A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que é fonoaudióloga, destacou que foi por meio de sua profissão que iniciou o ato de cuidar das pessoas. “Com meu trabalho, consegui transformar vidas. Hoje vejo muitos de meus pacientes, já adultos, como advogados, fisioterapeutas, empresários, todos com muito sucesso, o que muito me emociona”, revelou.

Luis Edson Sales, diretor do DSAS, tratou sobre o papel da voz para o desempenho profissional - Foto: Pedro Albuquerque

A primeira-dama parabenizou a todos os profissionais fonoaudiólogos e fonoaudiólogas pelo seu dia, destacou a beleza da profissão e agradeceu o trabalho e empenho de todos. Para Cristiane Leitão, é por conta deste caminhar, que proporciona uma transformação na vida das pessoas, que ser fonoaudióloga é uma honra. “Uma vez fonoaudióloga, sempre fonoaudióloga”, asseverou.

Sobre o Manual

Após as homenagens aos profissionais fonoaudiólogos, foi apresentado o Manual de Saúde Vocal, livro eletrônico editado pelas Edições Inesp Digital. O diretor executivo do Inesp, João Milton, foi convidado a fazer a apresentação do trabalho, que é focado nos cuidados diários para prevenir as doenças relacionadas com a voz.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, parabenizou a orientadora da Célula de Fonoaudiologia, Socorro Timbó, e toda a sua equipe pelo trabalho. “Nosso objetivo com este material é proporcionar informações necessárias para que todos possam cuidar da voz de maneira eficaz e saudável, melhorando a qualidade de vida”, afirmou. Luis Edson destacou que cuidar da voz é um investimento no bem-estar e na comunicação, elementos essenciais para se lograr sucesso em várias áreas. 

Autores destacam cuidados necessários com a voz

Socorro Timbó, uma das autoras, disse que lançar o Manual era um desejo antigo da Célula de Fonoaudiologia e que o livro traz, como um de seus principais objetivos, conscientizar da importância dos cuidados com voz, sobretudo para aqueles que a têm como instrumento de trabalho. “Nossa voz é única e devemos cuidar bem das pregas vocais. O Manual possui muita informação de como evitar o mau uso da voz”, salientou.

Gestores, servidores e colaboradores no lançamento do Manual, no Anexo III - Foto: Pedro Albuquerque

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, fonoaudióloga e co-autora do Manual, abordou a importância de se divulgar o trabalho da Fonoaudiologia. “A ideia nasceu a partir de um curso solicitado pela Célula de Fonoaudiologia à Unipace. A orientadora Socorro Timbó nos solicitou um curso de voz para os profissionais da Casa e que nós acabamos também por estender para os municípios cearenses”, explicou. Segundo Lídia, foi o material didático gerado para este Curso que se transformou na base para o Manual.

Outro coautor, o fonoaudiólogo Henrique Martins, detalhou o conteúdo do material. “O livro é uma cartilha objetiva e clara que fornece informações sobre os cuidados com a voz, onde são abordadas questões técnicas sobre a origem das doenças relacionadas à voz e quais são as patologias mais recorrentes”, asseverou. Henrique acentuou que o Manual contém, ainda, as soluções indicadas pelos três especialistas para se ter uma boa saúde vocal.

Para o fonoaudiólogo, cuidados simples do dia a dia, como beber água na forma e quantidade correta, contribuem para a saúde vocal. “Hidratar bem não é beber dois litros de água de uma só vez, mas sim beber em goles pequenos ao longo do dia. Comportamentos como evitar gritar, fumo, bebida alcoólica são fundamentais”, acentuou. Na compreensão de Henrique, para aqueles que trabalham com a voz, é primordial ter o acompanhamento de um profissional. “É importante ainda fazer exercícios, aquecer a voz deve ter a assistência de um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista para facilitar diagnósticos”, asseverou.

O PDF do livro eletrônico Manual de Saúde Vocal está disponível em arquivo anexo a esta matéria.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também