Inesp

Inesp lança livro “Controladoria e Transparência Pública”

Por Julio Sonsol
03/10/2025 14:42 | Atualizado há 3 dias

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (03/10), o lançamento do livro "Controladoria e Transparência Pública: o caso da Assembleia Legislativa do Ceará", de autoria da professora Taise de Almeida Vasconcelos. A solenidade aconteceu no Espaço Cultural Inesp, no anexo II. 

A obra tem como objetivo analisar a atuação da Controladoria da Alece na promoção da transparência pública e é resultado da dissertação de mestrado em Planejamento e Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (Uece) da autora. A edição é uma iniciativa do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Legislativo estadual. 

Foto: Dário Gabriel

O presidente da comissão, deputado Salmito Filho (PSB), na oportunidade destacou que o livro trata de um tema que é fundamental, sobretudo no poder público. 

"A melhor forma de você combater a corrupção é de forma preventiva, com a transparência e, em especial, na administração pública. A Assembleia Legislativa [com esta publicação] está mais uma vez cumprindo muito bem o seu papel de Casa do povo e do poder mais democrático do Estado", disse o parlamentar. 

Transparência

João Milton Cunha considerou que a obra tem características “singulares”. Entre estas, a exposição de um dos órgãos da Alece, a Controladoria, com uma profunda análise sobre a transparência na rotina da Alece. 

Foto: Dário Gabriel

"A casa, mais uma vez, expõe para a sociedade cearense uma análise da situação dos seus órgãos e dos seus servidores. Para nós, é uma honra publicar uma obra de uma autora que é nossa colega da Casa. É uma obra que serve até de material de estudo para os colegas de profissão e de outros que têm interesse em saber um pouco mais da transparência da Alece", disse João Milton Cunha. 

Ele considerou ainda que a Controladoria da Alece “serve de modelo para outras controladorias de outros órgãos do Estado”.

Fortalecer

Ao comentar a obra, Taise Vasconcelos disse que a transparência pública é um dos pilares da democracia. Assim, através da transparência pública a democracia se consolida e se fortalece, segundo ela. 

“Um estudo sobre a Assembleia Legislativa, que é a Casa do povo cearense, visa exatamente isso: fortalecer a democracia, a transparência pública, e a responsabilização para que a atuação do Poder Legislativo seja efetiva e realmente concretize os direitos do povo”, asseverou a autora. 

Taise Vasconcelos, autora do livro lançado. Foto: Dário Gabriel

Ela reforçou que o livro, por ser fruto da sua dissertação do mestrado em Planejamento e Políticas Públicas, foi um estudo fundamentado em muitos autores conceituados e com a base de literatura do controle interno e da transparência pública. 

“A partir desse levantamento científico, com base teórica e empírica, com estudo de casos sobre a Assembleia Legislativa, a gente tem no livro uma análise sobre o Portal da Transparência da Alece”, completou. 

Durante a solenidade, a orientadora e apresentadora do livro, professora Neiara de Morais, disse que teve a alegria e o prazer de ser orientadora da Taise. 

“Ela, desde o início, abraçou este tema, que é extremamente relevante. Falar sobre a transparência no Poder Público hoje é falar mais do que de questões técnicas e de portais, é falar sobre democracia. É falar sobre a aproximação entre representante e representado”, revelou.

O livro, no formato digital, pode ser acessado através do link.
 

Edição: Paulo Veras
 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também