Alece lança campanha "Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida"
Por Julio Sonsol08/10/2025 14:34 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, nesta quarta-feira (08/10), a campanha “Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida”. O evento, que reuniu parlamentares, servidores e convidados, foi realizado no Espaço Deputada Zélia Mota, no prédio principal do Legislativo cearense.
A programação do Outubro Rosa na Alece conta com diversas atividades, como a campanha “Doe Lenços” e a exposição "Retratos e Relatos - Narrativas que Acolhem", lançada durante o evento e idealizada pelo Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).
Além de gestores, servidores e servidoras, participaram da solenidade a primeira-dama Tainah Marinho Aldigueri; a segunda-vice-presidente da Alece, deputada Larissa Gaspar (PT); o primeiro-secretário, deputado De Assis Diniz (PT); as deputadas Emilia Pessoa (PSDB), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Keivia Dias (PSD), Luana Régia (Cidadania) e Marta Gonçalves (PSB), bem como os deputados Guilherme Bismark (PSB), Fernando Hugo (PSD), Acrísio Sena (PT), Marcos Sobreira (PSB) e Missias Dias (PT).
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
Conscientização e prevenção
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, abriu a solenidade afirmando que a campanha vai acontecer durante todo o mês de outubro, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
"Com isso, a gente quer promover o bem-estar, a qualidade de vida e o autocuidado". Ela salientou que ampliar a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama só acontece quando a gente fala sobre o assunto.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
"É através dessa união de esforços que nós somos capazes de realizar um evento como esse. Hoje, estamos dando início à nossa campanha na Assembleia Legislativa, chamando a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama. Será um mês cheio de atividades direcionadas para os nossos servidores e servidoras e comunidade externa", disse.
O evento contou ainda com serviços das Células de Enfermagem e Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece.
Chances de cura
A deputada Larissa Gaspar destacou com o público a importância do autocuidado e da atenção ao sinais, compartilhando que descobriu nódulos e, de forma precoce, pode fazer o tratamento adequado. Ela afirmou que há 85% de chance de cura quando a doença é diagnosticada no estágio inicial.
"Todas nós podemos fazer esse autocuidado, realizando o autoexame da mama, identificando algo fora do normal. Nesses casos, deve-se procurar imediatamente um atendimento médico", disse. Ela informou ainda que a idade inicial para os exames foi reduzida para 40 anos nos serviços públicos de saúde.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
"Através da mamografia que fiz aos 40 anos, quando fui realizar um procedimento de rotina, foi detectado e, graças a Deus, tive a oportunidade de me cuidar, de realizar a cirurgia".
O médico Luiz Porto, oncologista e mastologista, convidado ao ato solene, falou que o engajamento da Assembleia Legislativa dá uma força "muito grande" ao movimento. Conforme salientou, a Alece é o poder que faz a legislação, e há a necessidade de fazer algumas leis que implementem essa cobertura da população.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
“Nós fazemos uma cobertura ainda muito frágil para as mulheres que precisam fazer a tomografia. Acho de vital importância a participação no Poder Legislativo nesta campanha”, comentou o presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON).
Narrativas que acolhem
O Espaço Deputada Zélia Mota também foi palco da abertura da exposição “Retratos e Relatos - Narrativas que acolhem”, do MMLC, que apresenta histórias de mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama e superaram a doença.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
A presidente do movimento, Meire Costa Lima, salientou que a entidade visa desenvolver um trabalho social que tem recebido todo o apoio do presidente Romeu Aldigueri e da primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri. E, durante o Outubro Rosa, há uma soma de forças para trazer orientações de suma importância para a sociedade.
A psicóloga Viviane Vale, articuladora do MMLC, disse que a exposição, também disponibilizada nas redes sociais do movimento, busca inspirar, quebrar tabus, informar e fazer com que as mulheres busquem ajuda e façam o autoexame. "As pessoas se escondem com medo, com receio dos julgamentos e até da própria doença. Então, esse esconder não ajuda a prevenir, não ajuda a cuidar, não ajuda a tratar".
A exposição conta com fotos e perfis de sete mulheres: Adriana Torquato, Adriany Nóbrega, Ardiely Vasconcelos, Eliene Carvalho Moreno, Heloísa Catunda, Karla Dias e Socorro Muniz.
Histórias que inspiram
A foto da servidora Socorro Muniz, das comissões permanentes da Alece, estampa um sorriso de vitória e esperança. Emocionada, ela contou que seus momentos após o diagnóstico do câncer foram muitos difíceis, pois aconteceram durante o isolamento social da pandemia de covid-19.
Foto: Bia Medeiros
"É gratificante, entre aspas, estar aqui, porque é uma vitória. Somos vencedoras, mas foi muito doloroso termos de passar por tudo aquilo", compartilhou a servidora, relembrando que, na época, só havia contato com outras pessoas através do telefone. Ela salienta que todos que passam por situação semelhante devem amar e querer vencer a doença.
Eliane Carvalho Moreno, mãe de três e avó de 11, policial civil escrivã aposentada, também é uma das personagens da exposição. Ela contou que descobriu o câncer aos 45 anos, após já ter perdido o marido para a doença e com os filhos ainda adolescentes e dependentes dela.
"Resolvi lutar pela minha vida. Tudo que eu tinha à mão eu fiz, tratamento, me aliei a várias ONGs, porque no momento em que você se associa a uma ONG, você tira a doença de foco". Hoje ela integra voluntariamente o GEEON, pratica várias modalidades de esporte e procura manter a alimentação saudável.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.